Economia | 18-01-2018 07:28

Primeira ‘startup’ de Ourém começa a funcionar no segundo semestre de 2018

Protocolo com Nersant foi aprovado por unanimidade pelo executivo municipal.

A primeira ‘startup’ de Ourém, criada no âmbito de um protocolo entre o município e a Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém, vai estar em funcionamento no segundo semestre, anunciou a autarquia.

“É a primeira incubadora, com estas características, mais virada para a área tecnológica, de Ourém”, disse à agência Lusa o presidente da câmara, Luís Albuquerque, explicando que a iniciativa constava no programa da coligação PSD/CDS-PP que ganhou as eleições a 1 de Outubro de 2017.

Segundo Luís Albuquerque, trata-se de um projecto “muito importante porque o concelho tem uma tendência empresarial muito grande”, além de que “esta é uma área que não está devidamente explorada”.

“Há muita gente jovem com ideias de negócio que, como não há oferta, vai para fora do concelho. E queremos, junto das escolas e instituições, captar e manter ideias de negócio. É por isso que estamos a fazer este esforço”, declarou.

A ‘startup’ vai ficar instalada no primeiro andar do edifício que foi sede do Centro de Recuperação Infantil Ouriense, na cidade de Ourém, após a realização de obras de adaptação estimadas entre 150 mil e 200 mil euros, a suportar pela autarquia. No rés-do-chão mantém-se em funcionamento a universidade sénior.

“Prevemos que possam iniciar o seu negócio naquele espaço cerca de 30 empresas”, informou o presidente do município adiantando que a Nersant, que actualmente ocupa um espaço no Centro de Negócios de Ourém, vai transferi-lo para aquele edifício.

O protocolo entre câmara municipal e a Nersant, que foi aprovado por unanimidade em sessão camarária, prevê que as duas entidades estabeleçam uma parceria que, entre outros aspectos, visa a “atracção e instalação de novos projectos empresariais no concelho, através da criação e dinamização da ‘startup’ Ourém”.

Esta ‘startup’ tem como funções “dinamizar o empreendedorismo através do apoio a empreendedores que queiram criar a sua empresa e do desenvolvimento de iniciativas nas escolas do concelho para promover uma cultura empreendedora”.

Prestar aconselhamento e apoio técnico aos empreendedores e empresas do concelho e disponibilizar espaço para a instalação de empresas recém-constituídas ou em fase de desenvolvimento são outras das funções desta incubadora que inclui, também, o desenvolvimento de acções para atracção de novos investidores e a criação de um canal para facilitar processos de licenciamento de cariz empresarial.

No âmbito do acordo, a Câmara de Ourém, além de ceder o espaço, encaminhará para a Nersant “os novos projectos empresariais que pretendam fazer uma primeira instalação, bem como aqueles que pretendam expandir a sua actividade”.

Já a Nersant disponibilizará as suas equipas técnicas para apoiar todos os empreendedores do concelho que o solicitem. Apoiar tecnicamente o desenvolvimento de novas ideias de negócio, acções de informação, estruturar eventuais candidaturas a fundos comunitários e formação são outras das missões da associação empresarial.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo