Economia | 15-01-2019 10:00

Águas do Ribatejo investe nos reservatórios de água em Torres Novas

Águas do Ribatejo investe nos reservatórios de água em Torres Novas
foto DR

O Reservatório do Cerejal é um dos seis integrados no subsistema de abastecimento de água de Torres Novas/Meia Via/ Lapas.

A construção de duas novas células no reservatório do Cerejal, em Torres Novas, vai criar um aumento em cinco vezes da reserva de água não só para a cidade como para lugares envolventes. A empreitada tem um custo estimado de cerca de um milhão de euros e está previsto que esteja concluída no último trimestre de 2019.

Com estes dois novos reservatórios de apoio, passa-se de uma capacidade de armazenamento dos actuais 600 metros cúbicos (m3) para os 3750m3. O investimento irá assegurar as necessidades de abastecimento de cerca de 6.000 habitantes da zona sul da cidade de Torres Novas, Barreira Alva, Marruas, Picoto, Gavata, Caveira, Foros da Barreta, Bom Florido e Vale do Carvão.

As intervenções em curso permitirão minimizar o risco de interrupção no abastecimento de água. A empreitada foi entregue à CME – Construção e Manutenção Electromecânica e é financiada pelo POSEUR Portugal 2020 em cerca de 783.190 euros. O restante é suportado pela Águas do Ribatejo, com capitais próprios.

A obra está inserida num plano de investimentos que decorre desde de Outubro de 2011, que já concretizou cerca de 24 milhões de euros em obras nos sistemas de abastecimento e saneamento no concelho de Torres Novas. Neste momento estão ainda em curso as empreitadas dos sistemas de saneamento de Lapas/Ribeira Branca, Chancelaria/Pedrógão, Fulgalvaz, Alcorochel, Rexaldia e Lamarosa.

De acordo com um compromisso assumido pela empresa Águas do Ribatejo e um conjunto de entidades, estas obras serão um contributo fundamental para a despoluição da Bacia do Almonda.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo