Economia | 04-02-2019 09:00

Agrocluster capacita empresas para a exportação de produtos alimentares

“Gerir o Risco de Internacionalização” é o tema de um workshop a realizar dia 5 de Fevereiro, em Torres Novas.

O Agrocluster Ribatejo decidiu organizar um workshop que tem como objectivo abordar o tema da gestão do risco na internacionalização de produtos alimentares. A sessão vai decorrer em Torres Novas, nas instalações da NERSANT, no dia 5 de Fevereiro, pelas 16h00. O objectivo é, a partir de exemplos de insucesso e de dificuldades reais na exportação dos produtos alimentares, alertar as empresas presentes para evitar a sua repetição e, em alternativa, apontar caminhos, com a análise de aspetos considerados críticos e de enorme relevo.

A iniciativa vai, entre outros assuntos, evidenciar aspectos relevantes a considerar no controlo de qualidade e segurança alimentar dos produtos para exportação, bem como identificar alguns requisitos regulamentares dos países destino.

O tema vai ser exposto pela SGS, na voz das especialistas Teresa Branco, responsável pela coordenação técnica da área alimentar e estudos de mercado da SGS Portugal e membro de comissões técnicas para esquemas de certificação de produtos alimentares; Mónica Antunes, directora técnica do SGS Multilab desde 2017, mas com experiência de 19 anos na gestão de laboratório; e Rita Cunha Porto, profissional com mais de 15 anos de experiência no sector dos serviços de auditoria, verificação, controlo e certificação, aplicado à área alimentar e com actuais funções no desenvolvimento de serviço e de mercado para a fileira agroalimentar da SGS.

Este workshop é realizado pelo Agrocluster Ribatejo no âmbito do AgriRenaissance - “Innovation-driven agri-food sectors for a European industrial renaissance”, projecto europeu subsidiado pelo programa de financiamento europeu Interreg EUROPE que pretende promover o desenvolvimento de toda a cadeia agroalimentar em cinco regiões da Europa e que vai também ser apresentado no seminário.

Na sessão vão estar também presentes Carlos Lopes de Sousa, presidente da Direcção do Agrocluster Ribatejo, e João Marques, director Geral da SGS, que vão, no final, assinar um protocolo de colaboração entre as duas entidades.

A sessão, aberta a todos os interessados, é de participação gratuita, mas carece de inscrição obrigatória. As mesmas devem ser realizadas no portal da NERSANT em www.nersant.pt. Para mais informações, os interessados devem contactar o Agrocluster Ribatejo através dos contactos geral@agrocluster.com ou 249 839 500.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo