Economia | 10-06-2019 15:00

Nersant aposta nas boas práticas de gestão para negócios sustentáveis

Nersant aposta nas boas práticas de gestão para negócios sustentáveis
INOVAÇÃO

Santarém recebeu o primeiro workshop do projecto financiado Ribatejo InovFin destinado a gestores de empresas da região. No próximo Verão realizam-se novas sessões em Torres Novas e Benavente.

A gestão empresarial não deve apenas basear-se nos balancetes contabilísticos, mas sim em novas práticas que permitam perceber o comportamento futuro da empresa. Esta é a conclusão do primeiro workshop Ribatejo InovFin realizado a 28 de Maio em Santarém.

O workshop do projecto financiado Ribatejo InovFin, dinamizado pela Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém e com financiamento do COMPETE 2020 no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, foi subordinado ao tema “Análise de Rentabilidade, Modelização, Orçamento e Planeamento”.

Neste encontro a Nersant deu a conhecer boas práticas de gestão financeira que promovem o crescimento sustentável dos negócios. Num contexto de maior competição e de menor disponibilidade de financiamento por parte da banca, é crítico que as empresas consigam explicar de forma simples a sua actividade, identificar a rentabilidade de cada área e articular os principais determinantes da mesma.

Foi este o tema apresentado pelo consultor Marco Alves que explicou à plateia que a gestão empresarial não deve apenas basear-se nos balancetes contabilísticos, mas sim em novas práticas que permitam perceber o comportamento futuro da empresa. Teoria que comprovou com a realização de um exercício prático com o envolvimento de todos os participantes, para melhor apreensão dos pressupostos em análise.

Na mesma linha de pensamento, interveio Virgílio Carvalho. Para o consultor “as empresas necessitam de se modelizar, ou seja, tentar fazer um modelo onde se preveja o que vai acontecer ao seu negócio. É necessário olhar para as empresas e fazê-las progredir”.

A plateia, composta por 40 empresas, mostrou-se bastante interessada neste modelo de gestão financeiro, já usado pelas grandes empresas europeias. Ao longo de toda a sessão, muitas foram as questões colocados por empresários de sectores de actividade distintos.

O programa Ribatejo InovFin visa a promoção da inovação como um instrumento fundamental para o aumento da competitividade das empresas, nomeadamente através da aproximação entre estas e as entidades do sistema nacional de inovação, da promoção de estruturas financeiras mais equilibradas e da melhoria das condições de acesso ao financiamento das pequenas e médias empresas.

O workshop “Análise de Rentabilidade, Modelização, Orçamento e Planeamento” vai ser replicado em Torres Novas a 2 de Julho e Benavente a 5 de Setembro, sempre com inscrições gratuitas.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo