Economia | 10-11-2019 15:00

Empresa brasileira à procura de financiamento para se instalar em Abrantes

Tectania tinha previsto criar oito postos de trabalho em 2018 mas o processo está atrasado.

A empresa brasileira Tectania já devia estar instalada no Parque Tecnológico do Vale do Tejo, em Abrantes, e ter criado, em 2018, oito postos de trabalho mas isso ainda não aconteceu. A empresa está à procura de financiamento estrangeiro para criar uma parceria que lhe permita instalar-se em Abrantes. A informação da procura de financiamento foi avançada pelo presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Valamatos (PS), em resposta ao vereador Rui Santos (PSD), que quis saber o ponto da situação do processo.

Valamatos explicou que o terreno onde está previsto instalar-se a empresa é propriedade do município – com uma área de 89.270 metros quadrados, pelo valor de 133.905 euros - e que os empresários estão a cumprir os prazos aprovados em sessão camarária. “Eles dizem que estão muito empenhados em conseguir operacionalizar esta acção. Precisam de capital externo e nós sabemos que as coisas não estão fáceis a nível financeiro neste momento. Aguardamos com expectativa que consigam concretizar os seus intentos para que se instalem em Abrantes”, considerou o autarca.

Em Maio de 2018 a Câmara de Abrantes aprovou uma candidatura da Tectania para aquisição a preço simbólico de terreno no Parque Industrial de Abrantes. Foi ainda aprovada a concessão de apoios de natureza fiscal para instalação dessa empresa exportadora da indústria automóvel, motorizadas e motociclos, no âmbito do quadro de incentivos fiscais do município a projectos empresariais.

Em Junho deste ano a empresa brasileira pediu a prorrogação por um ano do prazo de assinatura do contrato de compra e venda do terreno. A Câmara de Abrantes aprovou, por unanimidade, estender o prazo até 15 de Maio de 2020, apesar das preocupações demonstradas pelos vereadores da oposição. “Estamos a falar de uma empresa que está com algumas dificuldades devido à instabilidade política que se vive no Brasil e também devido à desvalorização da moeda nesse país. Por isso aceitamos este pedido de prorrogação por um ano do prazo de assinatura do contrato”, explicou, na altura, Manuel Valamatos.

A Tectania tem previsto um investimento de 44 milhões de euros na unidade industrial que pretende instalar no Parque Industrial de Abrantes, sendo que a instalação da unidade será faseada até 2023. Está prevista a criação de 251 postos de trabalho. A Tectania dedica-se à investigação e fabrico de veículos automóveis e motociclos para o segmento Off-Road.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo