Economia | 15-04-2020 12:37

Mais de 900 mil trabalhadores já estão em lay-off

Mais de 900 mil trabalhadores já estão em lay-off
NACIONAL
Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social - Foto:DR

Lay-off simplificado atingiu, até agora, 931 mil trabalhadores e está a servir como almofada para manter os postos de trabalho.

O número de trabalhadores abrangidos pela medida de lay-off simplificado, lançada pelo Governo para responder à pandemia de Covid-19, abrange atualmente mais de 930 mil trabalhadores.

O número foi avançado pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, que está esta quarta-feira, 15 de Abril, a ser ouvida no parlamento, na sequência de um requerimento apresentado pelo grupo parlamentar do PSD sobre as respostas sociais do Governo no âmbito da pandemia.

Segundo a governante o lay-off simplificado já atingiu os 931 mil trabalhadores, que viram os seus postos de trabalho mantidos. “O lay-off simplificado está a servir como almofada para manter os postos de trabalho durante esta fase que atravessamos”, disse Ana Mendes Godinho.

A ministra afirmou ainda que cerca de 145 mil trabalhadores independentes já acederam ao apoio extraordinário criado também no âmbito das medidas de resposta à propagação do novo coronavírus.

O que é o lay-off simplificado

O Lay-off simplificado é uma medida excepcional e temporária de protecção dos postos de trabalho, inspirada no lay-off previsto no Código do Trabalho, que permite às empresas a redução temporária do período normal de trabalho ou suspensão de contrato de trabalho, no âmbito da pandemia da Covid-19.

As empresas que aderirem podem reduzir o salário aos seus trabalhadores, seguindo as regras gerais previstas no Código do Trabalho para as situações de lay-off, sendo essa remuneração financiada em 70% pela Segurança Social e em 30% pela entidade empregadora.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo