Economia | 14-05-2021 07:00

Empresa de cannabis medicinal investe três milhões em Ortiga

Empresa de cannabis medicinal investe três milhões em Ortiga
SOCIEDADE
FOTO - DR

Projecto de cultivo e transformação de cannabis para fins medicinais deve estar a laborar em dois anos e propõe-se criar entre 10 a 25 postos de trabalho. Primeira pedra foi lançada recentemente.

A Greatsoul – Pharma Portugal vai investir cerca de três milhões de euros na localidade de Ortiga, concelho de Mação, onde vai construir a sua unidade fabril no sector da cannabis medicinal. Os administradores da empresa estiveram em Ortiga, a 10 de Maio, para assinalar o início da construção da empresa cujo negócio vai assentar no cultivo, armazenamento, produção, manipulação, transformação, importante, exportação e expedição de cannabis e seus derivados, tudo para fins medicinais.

Este sector é uma novidade no país, sobretudo na região do Médio Tejo, onde o clima é considerado propício para este tipo de plantação. Este investimento vai criar entre 10 a 25 postos de trabalho e os investidores esperam que, até ao Outono, a construção do equipamento esteja concluída e operacional. A expectativa é que a empresa esteja a laborar na totalidade em dois anos.

O presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela (PSD), que marcou presença no lançamento da primeira pedra do projecto, não escondeu o seu contentamento pelo início de um projecto que vai ser importante para o concelho. “É um investimento muito importante. Andamos há vários meses a trabalhar no sentido de instalar aqui esta empresa. É um momento simbólico mas que representa muito para todos nós. São mais postos de trabalho e desenvolvimento para o nosso concelho”, realçou.

Em 2019 Vasco Estrela estava entusiasmado com as perspectivas de futuro num sector que tinha os olhos postos no concelho de Mação, com diversas empresas a manifestarem interesse em instalarem ali as suas empresas de cannabis para fins medicinais e terapêuticos. Este projecto, agora iniciado, já tem licenciamento e aprovação do Infarmed, entidade reguladora destes projectos. O CEO da empresa, Jaime Gil-Robles, referiu que escolheram Mação pelas condições geográficas perfeitas para esta actividade. “O mais importante foi sentirmos o apoio que sempre contámos por parte do município”, afirmou.

Segundo Vasco Estrela, esta é uma das três empresas que se vão instalar no concelho de Mação estando já adiantados procedimentos para outras duas. Uma será instalada entre as localidades de Rosmaninhal e Casa da Barba Pouca e outra junto ao Alto da Caldeirinha, depois de Casas da Ribeira.

Os três projectos anunciados para o concelho de Mação receberam, em 2020, pré-licença do Infarmed. Em causa estão investimentos que podem rondar os 25 milhões de euros no concelho e alavancar o desenvolvimento da economia, não só do concelho como de toda a região.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo