Economia | 19-09-2021 07:00

CENFIM - Mais qualificação para melhores oportunidades no mercado de trabalho

CENFIM - Mais qualificação para melhores oportunidades no mercado de trabalho
ESPECIAL REGRESSO ÀS AULAS
José de Frias Gomes - Diretor do Núcleo Santarém do CENFIM (foto DR)

É relevante a íntima ligação que o CENFIM possui com as empresas. Foi para isso que foi instituído e é isso que lhe garante continuidade.

Hoje em dia quem pretende aceder ao mercado de trabalho sabe que uma boa qualificação é a base mais segura para acesso a melhores oportunidades. A falta ou um baixo nível de qualificações, tende a remeter para contextos em que não há empregos ou os que há possuem prémios remuneratórios e possibilidades de desenvolvimento, fortemente limitados.

Neste contexto, as pessoas que procuram formação no CENFIM – Centro de Formação Profissional da Industria Metalúrgica e Metalomecânica, vêm essencialmente à procura de um excelente nível de qualificações, traduzido em competências e em profissões onde se possam realizar profissional e pessoalmente.

O CENFIM é uma instituição de formação de âmbito nacional, instituída há 36 anos, com 13 pólos de formação espalhados pelo território nacional trabalhando para a indústria Metalúrgica e Eletromecânica, sectores base de sustentação das exportações nacionais em matéria de bens transacionáveis, bem como de serviços, nomeadamente de manutenção, com forte diferenciação e valor acrescentado.

O setor da metalúrgica e a eletromecânica, engloba subsectores que vão desde a conceção, fabricação e manutenção de bens de equipamento, nomeadamente maquinaria pesada ou ligeira, de suporte à própria atividade industrial do sector ou de outros sectores, como é o caso do sector da saúde, energia e transportes, destacando aqui o sector automóvel ou mesmo a construção aeronáutica.

É relevante, neste âmbito, a íntima ligação que o CENFIM possui com as empresas e tecido produtivo. Aliás foi para isso que foi instituído e é isso que o justifica e lhe garante continuidade.

Esta realidade tem a ver com o facto de, desde logo, desenvolvermos processos de qualificação para o sector, produção ou serviços, através de processos formativos realizados com elevadíssimos padrões de qualidade técnica, sem descurar a componente comportamental, relevando metodologias formativas ativas, com recurso à execução de projetos, assim como a análise de casos, executados individual ou coletivamente, promovendo-se a interação - o saber relacionar-se, por via dos quais se favorece a reflexão e a integração de saberes e o desenvolvimento de competências.

“Formar trata, antes de mais, de um processo que deve ser desenvolvido em proximidade, pois trata de ajudar pessoas a formarem-se”. Este pensamento, assente na aproximação virtuosa do individuo ao saber, seja o saber pensar, o saber executar, o saber interagir, num quadro de respeito pelos outros, pelo seu trabalho e desempenho exige uma ligação próxima entre os mediadores desse saber, os formadores(es), e os formandos/aprendente(s).

Aliás esta preocupação de qualidade na formação de desenvolvimento integral dos indivíduos encontra-se amplamente espelhada nos múltiplos prémios nacionais e internacionais, seja de âmbito europeu ou no contexto mundial, que os nossos formandos vêm conseguindo, nos múltiplos concursos de profissões em que participam.

É por tudo isto que ingressar nos cursos desenvolvidos pelo CENFIM, é uma aposta segura e ganha, com alto valor.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo