Economia | 20-09-2021 21:00

EntoGreen vai usar insectos como ferramenta de bioconversão

EntoGreen vai usar insectos como ferramenta de bioconversão
Rui Nunes, co-fundador, Nuno Serra, Ricardo Gonçalves, Daniel Murta (co-fundador) e Diogo Palha (director financeiro) (foto DR)

Autarcas de Santarém visitaram a empresa que entra em funcionamento no próximo ano e vai criar mais de meia centena de postos de trabalho.

Os fundadores da EntoGreen, marca da Ingredient Odyssey SA, focada na economia circular no sector agro-alimentar, que utiliza os insectos como ferramenta de bioconversão deram a conhecer a empresa ao presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves e ao vereador Nuno Serra.

Daniel Murta, Rui Nunes, e o director financeiro Diogo Palha, acompanharam depois os autarcas numa visita às instalações na Zona Industrial de Santarém, onde está já em conclusão a Unidade de Investigação e Desenvolvimento.

Está previsto que a unidade fabril, cuja implementação tem um investimento de 10,7 milhões de euros, esteja em plena laboração no próximo ano. A nova unidade utilizará como biodigestor a Mosca Soldado-Negro para converter, anualmente, 36.000 toneladas de subprodutos vegetais em 2.500 toneladas de proteína, 500 toneladas de óleo de insecto para a alimentação animal e 7.000 toneladas de fertilizante orgânico para os solos, devolvendo às plantas e aos animais nutrientes que hoje são desperdiçados.

A instalação da unidade fabril vai criar 55 postos de trabalho directos. Por seu turno, a unidade de Investigação e Desenvolvimento (I&D) gerará mais 11 postos de trabalho e permitirá continuar a desenvolver conhecimento na utilização de insectos para a criação de soluções inovadoras e sustentáveis.

O Centro de I&D conta com uma área de cozinha experimental baptizada de Insect In - Food Out, já reservada pela Nestlé para a primeira semana de Novembro. Apesar da vertente da alimentação humana estar para já arredada do foco imediato da Entogreen, a investigação aposta também nesta área, tendo o presidente Ricardo Gonçalves demonstrado receptividade às novas experiências, mesmo sabendo que culturalmente não estamos ainda tão disponíveis como noutras latitudes.

Foi reforçada por todos os intervenientes a importância do investimento em Santarém, quer pelo seu factor de inovação e potencial protagonismo no ecossistema, como pela criação de postos de trabalho.

Foi ainda revelado que dentro de um ano será realizado um Congresso Internacional de Nutrição Animal, em Santarém, com a participação dos principais investigadores do ramo, o que será mais um contributo importante para atrair a atenção para a cidade.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo