Economia | 22-09-2021 07:00

Oito anos de protocolo para a criação da Startup de Santarém

Nersant e Câmara de Santarém assinaram a 6 de Setembro de 2013 um protocolo de cedência de instalações para a criação de um Centro de Inovação Empresarial que está a ser um êxito na captação de novas empresas.

No dia 6 de Setembro de 2013 a NERSANT e o Município de Santarém assinaram um protocolo para a cedência de instalações na ex-Escola Prática de Cavalaria, para a instalação do CIES – Centro de Inovação Empresarial de Santarém/Startup de Santarém. Pela NERSANT assinou a então presidente da direcção, Maria Salomé Rafael; pelo município de Santarém assinou o presidente Ricardo Gonçalves.

Com o protocolo e a candidatura a fundos comunitários para as obras de requalificação do espaço, no INALENTEJO, foi aprovada a verba de cerca de 213 mil euros. Como constava no protocolo, competia à NERSANT o financiamento nacional e obras não previstas. Oito anos depois a direcção da Nersant considera que os objectivos da parceria foram plenamente atingidos.

Desde a inauguração, a 19 de Março de 2015, já foi registado o acolhimento a 115 empresas, sendo que 51 ainda estão instaladas na Startup de Santarém; 27 trabalham virtualmente e 24 ocupam instalações de forma presencial.

A Startup também tem tido a procura por parte de estrangeiros, ao abrigo do Startup Visa, havendo seis pedidos de incubação, dos quais cinco já se encontram com contratos de incubação. Actualmente, o espaço encontra-se praticamente esgotado, restando seis espaços de coworking partilhado.

Desde 2013, a Nersant apoiou a criação de 580 empresas. A taxa de sobrevivência das empresas apoiadas pela NERSANT, a dois anos, é de 92%, muito superior aos indicadores globais, que no Médio Tejo é de 53,6%, na Lezíria do Tejo é de 54,8% e a nível nacional é de 56%.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo