Economia | 15-06-2022 09:59

EntoGreen inaugura unidade de investigação em Santarém

Daniel Murta, CEO da EntoGreen, e Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, durante a inauguração da empresa. fotoDR

Empresa estuda a utilização de insectos como matéria-prima para a criação de soluções que visam contribuir para a sustentabilidade do sector agroalimentar.

A EntoGreen inaugurou na quarta-feira, 1 de Junho, a sua Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Santarém, que envolve a criação de 11 postos de trabalho altamente qualificados. Essa estrutura faz parte de um plano de investimento mais alargado que a empresa está a desenvolver em Santarém, que integra uma unidade bioindustrial para transformar desperdício vegetal em proteína e fertilizante através da mosca soldado-negro. No total, o investimento ronda os 13,7 milhões de euros e permitirá criar cerca de 60 postos de trabalho.
O centro de investigação agora inaugurado vai permitir à EntoGreen continuar a desenvolver conhecimento na utilização de insectos como matéria-prima para a criação de soluções que visam contribuir para a sustentabilidade do sector agroalimentar, resolvendo dois grandes problemas globais: a escassez nutricional e os desperdícios alimentares. A empresa tem actualmente vários projectos já a decorrer nesta unidade de Santarém e lidera a Agenda Mobilizadora InsectERA, um consórcio que junta 40 entidades em torno do sector dos insectos e que tenciona colocar Portugal na vanguarda desta indústria do futuro, 100% assente em conhecimento e tecnologia portugueses.
Segundo a EntoGreen, o consórcio pretende desenvolver a industrialização, comercialização e exportação de produtos inovadores à base de insectos, não só na área alimentar mas também para as indústrias da cosmética e dos bioplásticos, bem como para o sector da biorremediação através da criação de soluções de valorização de resíduos orgânicos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo