Economia | 08-01-2022 07:00

Investimento de 9 milhões no sistema de saneamento em Alcanena

foto DR

Projectos da empresa Aquanena, financiados em cerca de cinco milhões de euros, têm por objectivo melhorar o tratamento de águas residuais, o controlo de sulfuretos e de odores ofensivos e o controlo de descargas indevidas no sistema.

A Aquanena- Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Alcanena, aprovou o seu Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos, previsto para o período 2022/2023, que contempla um montante global de investimento de mais de 10 milhões de euros.

No próximo ano a empresa vai colocar em prática um plano estratégico para a evolução do sistema de saneamento que prevê um investimento de mais de 7,5 milhões de euros, que representam 84% do montante total previsto para este biénio. O plano vai ser cofinanciado em cinco milhões no âmbito do programa REACT-EU – Apoio à Transição Climática – Investimentos em Infraestruturas de Saneamento de Águas Residuais em Alta. Complementarmente, a Aquanena prevê recorrer a financiamento externo, num valor não inferior a cerca de 2,8 milhões de euros, tendo já iniciado o processo de contratação de empréstimo.

Os três principais objectivos estratégicos para o sistema de saneamento de Alcanena são a satisfação dos limites de rejeição do efluente final tratado na ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) de Alcanena, o controlo de sulfuretos e de odores ofensivos e o controlo de afluências indevidas ao sistema. A empresa municipal vai ainda investir na eficiência da gestão dos sistemas, a par com o cumprimento dos objectivos estabelecidos no contrato de gestão delegada, com um montante previsto de cerca de 1,5 milhões de euros. A área energética também assume especial destaque, pelo seu impacto na estrutura de gastos da empresa, e por isso prevê-se um investimento de cerca de 600 mil euros num sistema fotovoltaico para produção de energia para autoconsumo, a instalar na ETAR de Alcanena.

A Aquanena foi constituída em 2018 com capitais totalmente públicos, detidos pelo município de Alcanena. A empresa é responsável pela gestão dos sistemas públicos de captação e de distribuição de água, a drenagem e tratamento de águas residuais, a manutenção dos espaços verdes, a limpeza urbana e gestão de águas pluviais e linhas de água em todo o concelho.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo