Economia | 23-04-2022 14:59

Municípios e museus do Médio Tejo integram Rede de Turismo Industrial

A aposta neste tipo de turismo pretende combater a sazonalidade do sector, promover estadias mais prolongadas e a coesão territorial. Uma das vantagens é que está disponível durante todo o ano e pode apresentar-se como um produto mais atractivo e competitivo.

Três municípios e quatro museus do Médio Tejo, distrito de Santarém, vão integrar a Rede de Parceiros do Turismo Industrial da região Centro de Portugal. Os municípios que assinaram já a Declaração de Compromisso são os de Abrantes, Entroncamento e Tomar sendo que os museus são o Museu Metalúrgica Duarte Ferreira, em Tramagal (Abrantes); Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento; Núcleo Museológico da Central Eléctrica de Tomar e Núcleo Museológico da Fundição Tomarense.
A aposta no Turismo Industrial permitirá combater a sazonalidade, alavancar estadias mais prolongadas e promover a coesão territorial, defendeu o presidente do Turismo Centro de Portugal. “O Turismo Industrial é um produto turístico fundamental para a região uma vez que está disponível 365 dias por ano e promove a coesão territorial”, disse Pedro Machado, no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, local onde foi constituída formalmente a rede de parceiros do Turismo Industrial da região Centro de Portugal.
“A estruturação do produto turístico Turismo Industrial é uma receita para sermos mais atractivos e mais competitivos, mas também para podermos alavancar o crescimento de uma indústria fundamental na nossa região”, disse Pedro Machado, para quem este “é um produto turístico com características únicas” já que está disponível todo o ano.
Este tipo de turismo permitirá estadias mais prolongadas e combater a sazonalidade sendo ainda um produto que “promove a coesão territorial”, no sentido em que “potencia também destinos de baixa densidade” populacional. Pedro Machado salientou ainda que a ideia de se poder “construir um produto turístico que está presente o ano inteiro, reforça depois a relação quer com o alojamento, quer com a restauração, quer com a economia local, quer com os serviços”, entre outros.
Na Declaração de Compromisso é referido, entre vários pontos, o empenho das partes na implementação das boas práticas e critérios de conformidade associados aos serviços de Turismo Industrial, de acordo com um Guia de Boas Práticas. Está estipulada a participação conjunta em iniciativas para a sua promoção e confirma-se que o Turismo Centro de Portugal, os parceiros e os municípios disponibilizarão informação actualizada sobre a oferta de Turismo Industrial nos respectivos sites na internet.
O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na região centro do país abrangendo 100 municípios.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo