Especiais | 19-07-2021 07:00

Agrupamento de Escolas de Azambuja: atento à mudança, inclusivo e resiliente

Agrupamento de Escolas de Azambuja: atento à mudança, inclusivo e resiliente
ECONOMIA
Maria Madalena Miranda Tavares - Directora do Agrupamento de Escolas de Azambuja

Somos um Agrupamento de Escolas que assenta o seu trabalho na sua comunidade educativa e procura dotar os seus alunos de oportunidades.

Nestes dois anos o AE de Azambuja continuou a defender o lema que nos move: “De todos, com todos, para todos”. O ensino a distância trouxe dificuldades, mas funcionou como uma catapulta em direção aos valores da escola do século XXI, uma escola humana, que usa as tecnologias como meio facilitador das aprendizagens, de acordo com o perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.

Somos um AE que assenta o seu trabalho na sua comunidade educativa e procura dotar os seus alunos de oportunidades. Conseguimos a certificação a três anos dos Cursos Profissionais Técnicos (Selo EQAVET), obtivemos prémios nacionais e europeus com os nossos projetos (Selo Escola eTwinning); fomos uma das nove escolas do país selecionadas pelo programa Falar Global, com o Clube Ciência Viva.

O AE de Azambuja prepara, agora, um futuro que se quer ainda mais inclusivo, flexível, com mais e melhor qualidade de sucesso! Para isso, apostamos no desenvolvimento do Plano de Inovação, dos dois lados do espelho, que prevê medidas transversais como uma nova gestão semestral do calendário escolar.

Matemática, Ciências, TIC, Artes, História, Geografia e Cidadania ganham um novo fôlego com a criação de espaços laboratoriais de aprendizagem, gestão curricular autónoma e o desenvolvimento de projetos e programas centrados nos nossos alunos.

O Plano de Ação de Desenvolvimento Digital associa o reforço da formação em tecnologias digitais à renovação dos equipamentos tecnológicos. Aguardamos para breve a tão urgente requalificação da escola secundária; a EB de Vila Nova da Rainha está em fase de conclusão e a retirada do fibrocimento é já uma realidade que traz maior segurança a toda a comunidade educativa.

Os programas de apoio à intervenção dos jovens também têm sido uma constante que queremos manter. Com o apoio da autarquia, beneficiámos de um Erasmus+, com Espanha e Itália, e das propostas das Cidades Educadoras, com o Transformarte a envolver os alunos do Secundário e do 9.º ano.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo