Especiais | 19-09-2021 12:00

As necessidades das crianças e dos jovens estão em primeiro lugar

As necessidades das crianças e dos jovens estão em primeiro lugar
ESPECIAL REGRESSO ÀS AULAS
Jorge Tavares, Diretor do AEMM do Cartaxo (foto DR)

Este ano letivo vamos arrancar com 6 Cursos Profissionais virados para a comunidade, destacando-se o Curso de Vitivinícola.

O Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita (AEMM) do Cartaxo não é um conjunto de escolas, de docentes, de não docentes, de crianças e de jovens e de encarregados de educação. O AEMM do Cartaxo é o sol das esperanças. É um agrupamento com resposta social que entra nas casas e vidas de toda uma comunidade.

Este ano letivo vamos arrancar com 6 Cursos Profissionais, virados para a comunidade, destacando-se o Curso de Vitivinícola, ou não estivéssemos na Capital do Vinho. Entendemos o Ensino Profissional como um importante meio para a educação e desenvolvimento económico.

A este nível destaca-se igualmente a importância do Centro Qualifica para elevar as qualificações dos encarregados de educação. Temos orgulho nos nossos sucessos e como preparamos as próximas etapas.

No AEMM do Cartaxo, as necessidades das crianças e dos jovens estão em primeiro lugar. Valoriza-se o trabalho da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) e do reforço do Apoio Tutorial Especifico.

Temos o princípio de que quando deixarmos de transmitir vida, esta deixa de fluir no agrupamento. Precisamos de falar de esperança para que não nos esqueçamos que ela existe.

Ser diretor de um agrupamento é ser um gestor. Um gestor de pessoas e emoções, de problemas, mas também de alegrias. Não existe alegria maior que contribuir para o sucesso educativo, assim como promover o sucesso profissional do corpo docente e não docente. Há uma aposta na formação e capacitação digital dos docentes e não docentes. Tal como fez o povo de Moisés, nós não podemos voltar ao passado.

Está a ser ultimado pela câmara municipal a Sala do Futuro para que possa dar um contributo decisivo para a transição digital. A abertura da segunda sala estatal de Jardim de Infância na cidade do Cartaxo, a colocação de toldos na escola-sede, resultante do Orçamento Participativo do 2º ciclo, as obras nas escolas do 1º ciclo e o reforço do número de assistentes operacionais contribuem para a melhoria educativa no agrupamento.

A imaginação é a arte de nos fazer sonhar. A arte é uma imperfeição, mas perfeita. Vamos continuar com projetos de criação artística e proteção ambiental. Vamos ter um grupo-equipa do Desporto Escolar que vai pôr os alunos a andar de bicicleta no concelho de José Maria Nicolau e de Marco Chagas. Pensar o agrupamento é pôr os alunos a viajar e a aprender nos Projetos Erasmus.

Vamos proceder à semestralizaçáo do calendário escolar e aperfeiçoar o trabalho já feito com os perfis dos alunos e as aprendizagens essenciais para adaptar a gestão do currículo às especificidades dos alunos. “A vida não foi feita para ser pouca e breve e o mundo não foi feito para ter medida”, escreveu Mia Couto.

Como o sonho não tem pressa vamos continuar a sonhar que o AEMM do Cartaxo continue a ser um espaço de construção de futuro. Citando Rosa Lobato Faria, “Inventa uma cantiga, um poema, um desenho, um arco-iris, um rio por entre malmequeres; esse lugar é teu, sem limite ou tamanho. A esse teu lugar só vai quem tu quiseres” . Esse lugar chama-se, acreditamos nós - AEMM do Cartaxo.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo