Educação | 06-07-2019 12:30

Agrupamento de Escolas de Almeirim - Formar para o Futuro

Agrupamento de Escolas de Almeirim - Formar para o Futuro
ESPECIAL ENSINO

Agrupamento de escolas de Almeirim presta um serviço de qualidade aos jovens da região

O Agrupamento de Escolas de Almeirim identifica-se como uma escola de referência no concelho, numa ação alargada com vista ao sucesso educativo em articulação com a comunidade envolvente.

Com o lema “Formar para o futuro” presta-se um serviço de qualidade em resposta aos desafios organizacionais e sociais, numa adequada promoção do saber, do ser e do saber fazer, para todo e qualquer aluno, formando cidadãos autónomos, responsáveis e ativos, preparando-os no seu percurso escolar e pessoal com vista às opções tomadas pós escolaridade obrigatória.

Articulando contextos locais e globais, valorizamos a aprendizagem e o desenvolvimento de competências para os alunos desde o pré-escolar ao ensino secundário, nas ofertas curriculares do ensino básico e do ensino secundário regular e profissional.

As ofertas de complemento ao currículo contribuem também para a aquisição de múltiplas literacias, numa perspetiva de desenvolvimento global dos alunos. Esta oferta engloba Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), Componente de Apoio à Família (CAF), Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e um número alargado de clubes e projectos.

O reconhecimento e a projeção do trabalho do agrupamento são visíveis nos projetos em que participa e nos resultados em diferentes concursos. No presente ano letivo, a nível nacional, fomos vencedores do SiteStar6, na categoria “Faz a diferença” e vencemos o concurso Compartilharte da Ajudaris.

No desporto escolar fomos campeões regionais de iniciados e vice-campeões, em juvenis, nos campeonatos regionais de ténis. No campeonato regional de natação os resultados individuais dos nossos alunos levaram à obtenção do segundo lugar por equipas.

As parcerias com escolas europeias têm sido desenvolvidas em diferentes projetos eTwinning e Erasmus, contribuindo para a consolidação de uma identidade europeia; estando já aprovado um novo projeto Erasmus+ para o biénio 2019/2021.

O trabalho próximo com os parceiros da comunidade é um ponto importante da ação do agrupamento pela valorização das raízes e património local e regional. “Almeirim, terra sustentável” foi o nome do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular em resposta aos novos desafios da educação e do mundo, levando os nossos alunos a conhecer e a preservar a herança cultural, mas também a valorizarem o ambiente e o planeta como legado para as gerações futuras. Nesse âmbito demos a “Maior lição do Mundo”.

A ação com a comunidade passa também pelo desenvolvimento do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo (PIICIE – LT), uma ação alargada da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, que veio alargar o trabalho de parceria já estabelecido com Câmara Municipal de Almeirim, em resposta aos desafios da educação no concelho.

Para o diretor, José Carreira e para a direção do agrupamento, “formar para o futuro” é a meta consubstanciada pelo trabalho dos diferentes profissionais e do apoio dos pais, encarregados de educação e comunidade, preparando os jovens almeirinenses para a realidade.

*Texto da responsabilidade da direção do Agrupamento

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo