Educação | 07-07-2019 19:00

30 anos de ensino profissional na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes

30 anos de ensino profissional na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes
ESPECIAL ENSINO

João Quinas – Director

Criada em 1989, através de contrato programa, resultado da vontade de um conjunto de entidades, a saber (Câmara Municipal, Associação de Agricultores, Cooperativa Abrantejo e Escola Secundária Manuel Fernandes).

Foi pioneira na configuração e desenvolvimento curricular de alguns dos cursos, que ainda hoje continuam a funcionar com todo o seu vigor. Técnico/a de Gestão Equina, Técnico/ de Agropecuária, Técnico/a de Turismo Ambiental e Rural, Técnico/a de Restauração, entre outros.

Instalou-se numa propriedade agrícola completamente descaracterizada, que foi preciso adaptar e construir as valências necessárias, que serviriam de suporte à formação. Partilhando o edifício do antigo colégio “ Infante Sagres” com a escola preparatória, já extinta, beneficiou da existência do internato, para criar um centro de alojamento.

Em Maio de 2000, através da Portaria 274/2000, a EPDRA foi transformada em escola pública, pois até então, era de “natureza pública”. Presentemente com o estatuto de escola pública, as suas instalações correspondem a um conjunto de valências na Herdade da Murteira e outras no edifício da extinta escola C+S de Mouriscas (centro escola).

Neste último, funcionam as residências masculina, a biblioteca escolar, bar, refeitório com cozinha, sala de pessoal docente e 5 salas de aula equipadas com quadros interativos e acesso à internet.

Na Herdade da Murteira, propriedade com 64 hectares, existem dezasseis salas de aula, com acesso à internet, com quadros interactivos, anfiteatro com 86 lugares, bar, refeitório, balneários, polidesportivo coberto, pousada, residência feminina, hangar de máquinas, picadeiro coberto, campo de obstáculos, boxes para cavalos, curral para cabras, ovil, vacaria com sala de ordenha, viteleiro, casa do vaqueiro, casa do guarda da herdade, edifício com serviços de administração escolar, oficina, armazém, reprografia/portaria, lagar de azeite e adega.

É de referir ainda, que existem na Herdade da Murteira um conjunto de valências de apoio à formação em autenticidade (olival, vinha, estufa, pomar, horticultura, floresta, etc..) onde os alunos são chamados a desenvolver um conjunto de actividades/aprendizagens.

A oferta formativa da EPDRA, desenvolve-se em torno do Mundo Rural, proporcionando aos jovens formações em situação real de trabalho, capazes de lhes dar as competências para o exercício de uma atividade profissional e integrar com confiança o mundo do trabalho.

De referir, que os cursos profissionais são financiados pelo Fundo Social Europeu, no âmbito dos programas específicos do poch e conferem aos jovens o 12º ano de escolaridade e uma qualificação profissional de nível 4. Tem como condição de acesso o 9º ano de escolaridade. Com alojamento, alimentação e bolsas de profissionalização acolhe jovens de todo o País.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo