Educação | 15-09-2019 12:30

O ensino do desporto numa cidade do desporto

O ensino do desporto numa cidade do desporto
REGRESSO ÀS AULAS

A Escola Superior de Desporto de Rio Maior marcou a viragem no ensino da área na altura em que foi criada e já formou dois mil diplomados.

A Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM) veio marcar o paradigma do ensino do Desporto que existia na altura em que foi criada, em 5 de Dezembro de 1997, assumindo-se hoje como uma escola de referência nacional. A escola, uma unidade orgânica do Instituto Politécnico de Santarém, surgiu como eixo estratégico de desenvolvimento do projecto de afirmação de Rio Maior como Cidade do Desporto.

O aparecimento da Escola Superior de Desporto de Rio Maior destacou-se por uma oferta formativa especializada e orientada para as profissões do Desporto, com uma forte ligação ao mercado de trabalho, assente numa sólida base científica, técnica e pedagógica. Esta oferta formativa diferenciadora teve em conta a evolução do mercado profissional do Desporto em Portugal, o qual se tem segmentado em contextos específicos de intervenção.

A ESDRM começou a sua actividade no ano letivo de 1998-1999 com apenas dois cursos de licenciatura (Treino Desportivo e Condição Física), onze professores, um funcionário e 51 alunos (“Os Pioneiros”), funcionando durante quinze anos em instalações provisórias disponibilizadas pela Câmara Municipal de Rio Maior e fazendo uso das infra-estruturas desportivas da Cidade. Actualmente, após duas décadas de existência, a escola tem infra-estruturas próprias de excelência, um corpo docente especializado e altamente qualificado, com fortes ligações ao mercado de trabalho no Desporto, com capacidade instalada para dar resposta aos desafios no âmbito da formação, da investigação, da inovação e da transferência do conhecimento.

Desde o início, a Escola Superior de Desporto de Rio Maior já formou cerca de dois mil diplomados e tem quase mil alunos, que representam mais de dez por cento dos habitantes de Rio Maior. A escola tem tido uma grande procura devido à consolidação da sua oferta formativa, que continua a ser especializada e competitiva, com muita procura e uma elevada taxa de empregabilidade. O foco principal sempre foi o aluno e o seu objectivo profissional, promovendo, ao longo da sua formação, diferentes momentos de contacto com a realidade profissional, nas suas áreas de especialização e interesse.

A oferta formativa da escola é muito específica e adaptada às necessidades do mercado do Desporto, quer ao nível do seu curso TeSP - Técnicos Superiores Profissionais (Surfing no Treino e na Animação Turística), quer ao nível das suas cinco Licenciaturas (Treino Desportivo; Desporto, Condição Física e Saúde; Desporto de Natureza e Turismo Activo; Actividade Física e Estilos de Vida Saudáveis; Gestão das Organizações Desportivas), quer ao nível dos seus dois Mestrados (Treino Desportivo; Actividade Física e Saúde). Talvez seja essa uma das razões pela qual preenche a totalidade das vagas, ano após ano.

Grande parte do sucesso da escola também se deve ao contexto onde está inserida, no qual reside um dos maiores clusters do Desporto a nível nacional, constituído pela Escola Superior de Desporto, o Centro de Estágios e Formação Desportiva (DESMOR), o Centro de Alto Rendimento e o próprio Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior.

Este cluster, com condições únicas, tem um enorme potencial estratégico, nacional e internacional, não só pelas características da própria cidade de Rio Maior e da sua localização geográfica central (perto de Lisboa) e privilegiada (junto ao mar de Peniche e à serra do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros), mas sobretudo por concentrar um conjunto de premiadas infra-estruturas desportivas municipais, que fazem da cidade de Rio Maior a verdadeira Cidade do Desporto, e que se reflete no slogan utilizado pela ESDRM: O Ensino do Desporto, numa Cidade do Desporto.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo