Educação | 31-10-2019 10:00

Escola Profissional de Salvaterra de Magos integra projecto “Iniciativa Educação”

Escola Profissional de Salvaterra de Magos integra projecto “Iniciativa Educação”

Fundação Teresa e Alexandre Soares dos Santos no apoio à melhoria do ensino.

A Escola Profissional de Salvaterra de Magos foi uma das oito escolas a nível nacional, seleccionadas para o arranque da Iniciativa Educação, da Fundação Teresa e Alexandre Soares dos Santos. O objectivo do projecto é contribuir para a melhoria da qualidade do ensino em Portugal, nomeadamente no que respeita à equidade em termos do acesso às oportunidades por parte das crianças e jovens, sobretudo nos contextos familiares e sociais mais vulneráveis.

A Iniciativa Educação vai ser liderada pelo antigo Ministro da Educação, Nuno Crato e o financiamento inicial é de vinte milhões de euros. Os promotores esperam que sejam produzidos resultados positivos no contexto da educação em território nacional já no decorrer dos próximos cinco anos.

Nascido da vontade do recentemente falecido Alexandre Soares dos Santos, antigo líder do Grupo Jerónimo Martins, o projecto pretende intervir em dois domínios principais: o combate à iliteracia nas crianças (projecto A a Z) e o combate ao abandono escolar nos estudantes do ensino secundário (projecto SER PRO).

O programa SER PRO foca-se na valorização do ensino profissional, procurando colaborar na adaptação dos cursos profissionais ao mercado de trabalho no contexto socio-económico actual.

Para isso coloca a tónica na aproximação cada vez maior entre escolas, empresas e autarquias, visando uma conjugação de sinergias na construção de cursos que, ao mesmo tempo que correspondem àquelas que são as expetativas e motivações dos jovens, consigam também responder às reais necessidades do tecido empresarial em termos da qualificação dos seus quadros técnicos.

Para a Escola Profissional de Salvaterra de Magos os objectivos da Iniciativa Educação coadunam-se com aquela que é a missão por si assumida há quase trinta anos, na procura de respostas às necessidades regionais (quer dos jovens, quer das empresas e autarquias) mas também, num âmbito mais alargado, às necessidades globais, de forma ajustada às contingências actuais.

“O contributo da EPSM não se esgota no know-how e experiência prática que tem vindo a emprestar à condução deste projecto, estendendo-se a um trabalho de cooperação com alguns dos seus parceiros habituais (designadamente empresas e o Município de Salvaterra de Magos) que se têm revelado incansáveis no trabalho colaborativo desenvolvido no contexto deste desafio”, é referido pelo presidente da direcção, Duarte Bernardo.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo