Educação | 11-09-2020 12:30

Normas para um ano lectivo seguro no Agrupamento de Escolas Vale Aveiras

Normas para um ano lectivo seguro no Agrupamento de Escolas Vale Aveiras
REGRESSO ÀS AULAS

António Jorge Gonçalves da Conceição Pedro (director)

Neste regresso à escola, depois de um terceiro período completamente atípico e ainda num contexto de pandemia, é preocupação do Agrupamento de Escolas Vale Aveiras assegurar a toda a comunidade educativa um ambiente seguro e garantir o melhor desenvolvimento pessoal dos nossos alunos e das suas aprendizagens.

Sabendo que no centro de todas as preocupações estarão os cuidados com a saúde, o agrupamento inicia o ano lectivo 2020/2021 adotando novas respostas organizativas que respondem às indicações do Ministério da Educação e da Direcção-Geral de Saúde e que podem proporcionar a tranquilidade e a estabilidade necessárias, nomeadamente as que a seguir se apresentam:

O uso de máscara é obrigatório para todos os alunos (excepto para os do ensino pré-escolar e 1º ciclo), professores e pessoal não docente no exercício das suas funções.

A entrada nas diferentes escolas do agrupamento de encarregados de educação ou qualquer outra pessoa terá de ser autorizada e todos, sem excepção, têm de cumprir com o uso obrigatório de máscara. A distância de segurança tem de ser cumprida por todos.

Na entrada das escolas, assim como no acesso aos diferentes espaços, estará disponível gel desinfectante e todos têm de, obrigatoriamente, desinfectar as mãos.

A circulação de alunos, professores e funcionários faz-se sempre pela direita, tendo sido traçado, no pavimento dos espaços escolares (átrios, corredores e escadas) o seu sentido.

Os horários das actividades lectivas foram delineados de forma a evitar a grande afluência de alunos nos espaços interiores. Assim, os alunos do 2º ciclo iniciam as actividades lectivas às 08h30 e os do 3º ciclo 5 minutos depois, às 08h35. O desfasamento de 5 minutos será mantido nos intervalos, no tempo destinado ao almoço e na hora da saída da escola.

Os intervalos passarão a ter a duração de 15 minutos de modo a diminuir a aglomeração de alunos no bar, no WC ou nos espaços de lazer.

Os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo mantêm os horários habituais.

Sempre que possível os alunos terão as aulas das diferentes disciplinas na mesma sala. Os lugares ocupados pelos alunos dentro da sala são fixos, não sendo permitida qualquer alteração da planta de sala de aula.

O material escolar é individual, não sendo permitida a troca ou empréstimo de material dentro da sala. Será atribuído aos alunos que o solicitem um cacifo que será de uso individual.

Sempre que se verifique a troca de sala, assim como em todos os intervalos, as auxiliares de acção educativa procederão à higienização das mesas, cadeiras, ou qualquer outro material de uso comum.

As aulas de educação física privilegiarão as actividades individuais, em espaço exterior sempre que possível e os balneários e materiais de uso comum serão higienizados no final de cada aula.

Os alunos não devem concentrar-se em grandes grupos.

O lixo deverá ser colocado em recipiente próprio.

O cumprimento rigoroso das regras acima definidas ou de qualquer outra que venha a tornar-se necessária de acordo com a evolução da situação pandémica conta com o sentido de responsabilidade e o civismo de todos os elementos da comunidade educativa.

Compreendemos que a adaptação possa não ser fácil, mas depois da experiência do 3.º período, sabemos também que os nossos alunos estão à altura do desafio e que podemos contar com o apoio dos pais.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo