Educação | 16-03-2021 13:04

Almeirim investe na renovação de escolas mais de 6 milhões em 5 anos

Almeirim investe na renovação de escolas mais de 6 milhões em 5 anos

2021 é o ano de maior investimento, com um total de 3 milhões 193 mil euros, para o qual contribui a criação da primeira creche municipal.

A Câmara de Almeirim investiu nos últimos cinco anos perto de 6,6 milhões de euros na área da educação. Em 2016 o município gastou na requalificação do parque escolar 554.423 euros. O ano com menor investimento foi o de 2017, em que apenas foram gastos cerca de 26 mil euros.

2021 é o ano de maior investimento, com um total de 3 milhões 193 mil euros, para o qual contribui a criação da primeira creche municipal, totalmente pública, a nível nacional. O equipamento resulta da adaptação do antigo quartel da GNR e distingue-se por não ser gerida por privados nem instituições de solidariedade social.

Nestas contas não estão os parques escolares de Almeirim e Fazendas de Almeirim, construídos de raiz.

No ano passado a câmara gastou perto de dois milhões de euros na renovação de jardins-de-infância e escolas do primeiro ciclo. Com mais os investimentos de 479 mil euros em 2018 e 395 mil euros em 2019, o concelho apresenta-se actualmente com um parque escolar moderno.

Nas requalificações houve particularidades que voltaram a ser tidas em conta. Por exemplo, na requalificação da Escola do Primeiro Ciclo Moinho de Vento (na foto no dia da inauguração) o recreio tem espaços em terra para as crianças brincarem, ao contrário dos novos parques escolares em que os espaços exteriores são impermeabilizados.

O presidente da câmara, Pedro Ribeiro, sublinha que se vai iniciar agora a requalificação das escolas dos segundos e terceiros ciclos, começando já este ano pela EB 2/3 de Fazendas de Almeirim. Depois vai ser também melhorada a Febo Moniz, na cidade.

O autarca realça que o município já retirou as coberturas de fibrocimento, contendo amianto, destas duas escolas, tendo já assinado o contrato de financiamento com o Governo para retirar da Escola Secundária.

Em jeito de conclusão, o presidente salienta que “se dúvidas havia sobre a importância da educação, esta pandemia veio demonstrar que a escola é fundamental”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo