Entrevista | 14-11-2019 07:00

Entrevista: Filarmónicas também produzem grandes músicas como os conservatórios

Entrevista: Filarmónicas também produzem grandes músicas como os conservatórios

Tiago Oliveira é maestro na Orquestra Académica da Universidade de Lisboa.

As bandas filarmónicas não podem ser consideradas o parente pobre da música em Portugal e, pelo contrário, devem ser valorizadas e estimuladas porque são, por norma, a primeira porta de entrada na formação musical. A ideia é defendida por Tiago Lopes Oliveira, professor de piano, maestro e director artístico da Orquestra Académica da Universidade de Lisboa, que tem perto de 90 membros.

“Um violinista que faz o seu percurso no conservatório nem tem bem a ideia e consciência da existência das bandas filarmónicas. É errado considerá-las parentes pobres da música. Têm tanta importância e tanto valor no sistema de ensino musical em Portugal e na produção de grandes músicos como os conservatórios”, defende a O MIRANTE.

Tiago Lopes Oliveira é natural do Sobralinho e divide os seus dias entre o concelho de Vila Franca de Xira e a cidade de Ourém, onde dá aulas e constituiu família. Recebeu este ano o galardão de mérito cultural atribuído pela União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho.

*Leia a entrevista na edição semanal em papel desta quinta-feira

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo