Entrevista | 01-01-2020 18:00

“Nasci para trabalhar na restauração e realizei um sonho”

“Nasci para trabalhar na restauração e realizei um sonho”
IDENTIDADE PROFISSIONAL

Hugo Alves, 35 anos, gerente do restaurante Topo Sul, em Santarém.

A experiência na área da hotelaria vem desde criança quando ajudava no café dos pais, nas Caneiras, em Santarém. O sonho de abrir um espaço sempre esteve presente e agora conseguiu o momento oportuno para o realizar.

O desporto, concretamente o futebol, e a restauração foram os condimentos que serviram de mote para a concretização do sonho de abrir um restaurante no seu nome. Um conceito diferente, que abriu portas recentemente na cidade de Santarém, para os amantes de desporto e não só. “As nossas portas estão abertas a toda a gente mesmo que não gostem de desporto. O que pretendi fazer foi abrir um espaço com um conceito que ainda não havia na cidade para marcar a diferença”, refere Hugo Alves, gerente do restaurante Topo Sul, localizado na Rua Vasco da Gama, perto da Escola dos Leões.

Ajudar a capital de distrito a ser um chamariz, no ramo da restauração, e captar turistas é um dos objectivos de Hugo Alves. O empresário assume-se como sportinguista mas sublinha que o espaço é para quem gosta de petisco e ser bem servido e “não há qualquer tipo de tendências clubísticas”. Hugo Alves tirou o curso profissional de Hotelaria em Santarém, que terminou quando tinha 20 anos. Nessa altura foi convidado para trabalhar num restaurante da cidade. “Durante 15 anos trabalhei para a mesma casa. Aprendi lá tudo e agora estou a aplicar os meus conhecimentos em proveito próprio”, conta.

Hugo Alves jogou futebol em vários clubes mas sempre nos escalões de formação. Entretanto tirou o curso de treinador nível I e II e passou para o lado de fora das quatro linhas. Casado e com um filho, o restaurante ocupa-lhe a maior parte do tempo, mas não descura no tempo de qualidade que passa com a família. “Neste momento a minha perdição é o meu filho de dois anos”, refere com orgulho.

A oportunidade de abrir o próprio espaço surgiu assim que soube que o local onde se situa estava para arrendar. Lançou-se na aventura de trabalhar por sua conta e risco e o apoio da família foi crucial, principalmente o da mãe, Fernanda Pelarigo, que na sua opinião é a melhor cozinheira de Santarém.

Além da família, o empresário não se cansa de elogiar a “equipa de luxo” que tem a trabalhar no restaurante. “São cinco pessoas que conheço há muito tempo, muito competentes e profissionais. Estou muito orgulhoso e é talvez a fase mais feliz da minha vida”, sublinhou.

Desde a decoração, passando pelas ementas, tudo foi pensado ao pormenor tendo, claro está, o futebol como tema central. O espaço abre às 07h00 como cafetaria e padaria e serve refeições à hora de almoço. A folga é ao domingo. Jantares apenas são servidos às sextas-feiras e sábados. O encerramento é às 20h00, excepto sextas e sábados em que o horário se prolonga até às 23h00. Sábado é dia de cozido à portuguesa.

“Ter uma casa aberta é sempre um risco”

Foi por pouco que a área de Educação Física não levou Hugo Alves a prolongar os estudos e hoje ser professor. “Não tive oportunidade e vontade de continuar a estudar”, explica. “Tirei o curso profissional de Hotelaria e fui logo convidado a trabalhar, nem tive tempo de pensar”, diz entre risos.

“Nasci para a restauração. Sei fazer mais coisas, mas sinto mesmo que esta é a minha praia”, justifica. A comunicação e o relacionamento com as pessoas que esta área proporciona, aliado ao facto de servir bem o cliente, é algo que lhe dá especial prazer. Mas o empresário também reconhece as dificuldades. “Ter uma casa aberta é sempre um risco, mas sinto-me muito bem apoiado e começo a ter feedbacks muito positivos por parte dos clientes”, remata.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo