Entrevista | 12-11-2020 07:00

Distrito de Santarém é deficitário na resposta a doentes cardiovasculares

Distrito de Santarém é deficitário na resposta a doentes cardiovasculares
ENTREVISTA

O acidente vascular cerebral mata mais de 10 mil pessoas em Portugal e no distrito de Santarém não há uma resposta célere. O médico Jorge Guardado mostra-se crítico do modelo de funcionamento do SNS e fala da ameaça que paira sobre a formação de novos cardiologistas.

Apesar do Serviço Nacional de Saúde (SNS), em Portugal, ser dos melhores a nível mundial, teria margem para melhorar se “houvesse capacidade de repensar seriamente o seu modelo de funcionamento”. A afirmação é de Jorge Guardado, médico especialista em cardiologia com clínica em Riachos, Torres Novas, e coordenador da Unidade de Hemodinâmica e Intervenção Cardiovascular no Hospital de Leiria.

Jorge Guardado reitera que o distrito de Santarém continua altamente deficitário na resposta aos pacientes de doenças cardiovasculares, onde se incluem o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o ataque cardíaco. “Continuamos sem nenhuma Unidade de Hemodinâmica com Cardiologia de Intervenção no distrito e por isso não conseguimos realizar angioplastias nos doentes coronários”, justifica.

* Reportagem desenvolvida na edição semanal em papel desta quinta-feira, 12 de Novembro

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo