Especiais | 12-06-2022 14:59

Edição Semanal. Um arraial em movimento chamado Marcelo

Edição Semanal. Um arraial em movimento chamado Marcelo

Presidente da República visitou Feira da Agricultura durante cinco horas e mostrou-se em grande forma. Não rejeitou uma fotografia com populares e expositores, distribuiu beijinhos e abraços, piropos e piadas, comeu e bebeu e irradiou uma energia contagiante e sempre sem máscara.

Marcelo Rebelo de Sousa é uma daquelas pessoas que mandam os foguetes e apanham as canas, como diz o povo para ilustrar aqueles que, sozinhos, fazem a festa. O Presidente da República é uma espécie de arraial em movimento, um turbilhão de energia que contagia pela positiva quem está em redor. Na inauguração da Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo, em Santarém, andou durante cinco horas em alta rotação, beijando, abraçando, comendo e bebendo, mandando chistes e piropos, sempre de comentário na ponta da língua e um humor espontâneo.
O Chefe de Estado mostrou-se em grande forma e liderou uma extensa comitiva, onde se incorporaram a ministra da Agricultura, autarcas e outros agentes políticos, sociais e económicos da região. Marcelo trocou muitas vezes as voltas a quem guiava o cortejo, fosse para tirar selfies com quem o convidava, e foram dezenas, fosse simplesmente porque lhe apetecia.
Pelo caminho, foi abordado pelo ex-presidente da Câmara de Santarém, José Miguel Noras, que lhe pediu para autografar um busto da República e uma réplica em miniatura de Marcelo: “Não estou assim tão mal…”, brincou ao observar o boneco. Logo de seguida deu um autógrafo à pequena Constança, com uma dedicatória finalizada com “beijinhos agrícolas”.
A ministra da Agricultura, a abrantina Maria do Céu Antunes, aguentou a pedalada do Presidente e foi espectadora privilegiada dos comentários e piadas do antigo (e actual) analista político. “Vir à feira com o senhor é uma delícia!”, exclamou a dada altura a governante, entre muitas gargalhadas. Marcelo Rebelo de Sousa andou sempre com a ministra nas palminhas e só a repreendeu, em tom entre o brincalhão e o escandalizado, quando Maria do Céu Antunes disse que não gostava de queijo. “Como é possível?”, exclamou o Chefe de Estado.
Questionada por O MIRANTE no final da visita inauguracional, Maria do Céu Antunes não escondeu a sua satisfação apesar do cansaço: “Acompanhar o senhor Presidente da República é sempre um desafio muito interessante para contactar com as pessoas, para falar com os agricultores, com os produtores, para podermos também sair daqui motivados para o trabalho que temos a fazer. Todos nós que gostamos de conviver e de estar com as pessoas aproveitamos o melhor que cada momento nos dá. E este foi um momento francamente positivo”.
Foi uma extensa jornada de cinco horas que percorreu as duas naves de exposições e o espaço exterior do CNEMA, parque de exposições onde decorre em paralelo, até domingo, 12 de Junho, mais uma edição da FERSANT. E o banho de popularidade de Marcelo durou literalmente até entrar para o automóvel presidencial, onde, já meio dentro meio fora da viatura, lá posou para a enésima selfie da tarde. Um autêntico arraial em movimento.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo