Especial Turismo | 21-07-2022 13:00

Golegã é muito mais que a Feira Nacional do Cavalo e tem ofertas culturais para todo o ano

A Casa Estúdio Carlos Relvas, na foto, é um dos espaços turísticos mais procurados no concelho da Gol

Pólo da Fundação José Saramago, Casa Estúdio Carlos Relvas, Museu Martins Correia, Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo, turismo equestre e de ar livre.

A Golegã assume-se como a Capital do Cavalo mas a sua atractividade turística vai muito para além do cavalo e das actividades equestres. Embora a Feira Nacional do Cavalo/Feira de S. Martinho, em Novembro, continue a ser o acontecimento que atrai mais visitantes, a vila e o concelho têm outras ofertas turísticas ao longo de todo o ano, que têm cada vez mais participantes, seja em termos culturais, desportivos ou de lazer.
Para dar resposta à crescente procura turística, a câmara municipal, actualmente liderada por António Camilo, apresentou já este ano, em Março, na Bolsa de Turismo de Lisboa, importantes novidades.
Para além de uma nova marca, que se inspira no ex-líbris da vila, o cavalo, e destaca o “G” de Golegã, contando com elementos identificativos dos rios que banham a região e dos contornos dos campos e caminhos agrícolas da lezíria, passou a disponibilizar uma plataforma turística online em www.visitgolega.com, com visualização na internet e telemóvel.
A plataforma com um design moderno e de fácil utilização divulga e promove a oferta turística, cultural e desportiva da autarquia e do sector privado sendo possível acompanhar todas as novidades da agenda cultural e desportiva, verificar quais são os produtos turísticos do momento, consultar os melhores alojamentos para pernoitar e desfrutar da riqueza gastronómica dos restaurantes do concelho.
Um dos actuais destaques são as comemorações do Centenário de José Saramago, com iniciativas a decorrer ao longo de todo o ano, nomeadamente a conclusão da plantação da última das cem oliveiras para Saramago, a 16 de Novembro, dia em que o escritor faria 100 anos, na Azinhaga, onde está instalado o Pólo da Fundação com o seu nome, que é um local que atrai cada vez mais visitantes.
A nível de museus, há também para visitar, o Museu Mestre Martins Correia, bem como a Casa – Estúdio Carlos Relvas, considerada um exemplo pioneiro de uma construção de raiz para estúdio fotográfico e cujo acervo é constituído por cerca de 12 mil espécies fotográficas em vidro e alguns milhares de provas positivas, bem como máquinas de grande porte, material fotográfico e mobiliário da época.
A iniciativa Olé Golegã! com esperas e largadas de toiros, espectáculos musicais e desfile e louvor ao gado, de 8 a 11 de Setembro, e o Concurso Internacional de Atrelagem de Tradição, nos dias 1 e 2 de Outubro, são eventos que antecipam a chegada da Feira Nacional do Cavalo de 4 a 13 de Novembro.
A Golegã tem muito mais para além dos eventos programados. É importante uma visita à Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo, a primeira área portuguesa a integrar a Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO e existe oferta de turismo equestre por exemplo.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo