Foto do Dia | 22-07-2020 10:59

Um milhão e meio de portugueses sofrem de enxaqueca

Um milhão e meio de portugueses sofrem de enxaqueca

No Dia Mundial do Cérebro a Associação Portuguesa de Doentes com Enxaqueca e Cefaleias organiza um webinar para abordar esta doença incapacitante e o aumento de crises quando se utilizam as máscaras ou viseiras de protecção contra a Covid-19.

Estima-se que existem cerca de um milhão e 500 mil doentes com enxaqueca em Portugal. A nível mundial, as cefaleias afectam cerca de metade da população. De acordo com o Global Burden of Disease 2018, cefaleias e enxaquecas representam a segunda maior causa de anos vividos com incapacidade na população portuguesa entre os 5 e os 49 anos.

A Associação Portuguesa de Doentes com Enxaqueca e Cefaleias, MiGRA Portugal, integra o movimento internacional “The Migraine Movement”, cujo objectivo é dar voz a todas as pessoas que sofrem de cefaleias e enxaqueca, através da criação de uma comunidade global que aumente a consciencialização para esta doença incapacitante.

O movimento foi criado em conjunto com as associações de doentes de enxaqueca europeias e pretende alertar a sociedade para a enxaqueca e as cefaleias sensibilizando para estas doenças. A esta comunidade são convidados a juntarem-se doentes, familiares e até mesmo profissionais de saúde e decisores políticos que se familiarizem com a patologias ou que queiram saber mais sobre ela.

O Movimento da Enxaqueca, como é denominado em Portugal, é ainda acompanhado de um manifesto e de um vídeo que explicam quais as principais dificuldades destes doentes e chama a atenção para os contratempos sentidos no dia-a-dia e o impacto das cefaleias e da enxaqueca, que estão entre os distúrbios mais comuns do sistema nervoso.

Ainda integrado neste movimento e para celebrar o Dia Mundial do Cérebro, que se hoje se assinala, a MiGRA Portugal organiza, em conjunto com a Aliança Europeia de Enxaqueca e Cefaleias (EMHA), um webinar que aborda o aumento de crises de enxaqueca e cefaleias quando se utilizam as máscaras ou viseiras de protecção contra a Covid-19, debatendo de que forma estas crises podem ser minimizadas.

O webinar é transmitido através da plataforma Zoom pelas 21h00 e pode ser acedido através do Facebook da MiGRA.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo