Santarém inaugura mural “O rio da solidariedade desagua na paz entre os povos”
Inês Favila, artista residente em Santarém, apresentou à câmara municipal o projecto de um mural sobre refugiados. A inauguração decorreu esta tarde de quarta-feira, 22 de Novembro.
O mural “O rio da solidariedade desagua na paz entre os povos”, junto à rotunda que dá acesso ao Instituto Politécnico de Santarém, foi inaugurado na tarde de quarta-feira, 22 de Novembro, pela artista plástica Inês Favila e pelo vereador com o pelouro da cultura da Câmara de Santarém, Nuno Domingos. Marcaram ainda presença familiares e amigas da artista.
O mural visa apelar à solidariedade para com os povos em guerra e agradecer aos que ajudam na integração dos refugiados. Inês Favila convidou alguns refugiados residentes na cidade para ajudarem a pintar o mural com cerca de 30 metros, nomeadamente um pai e um filho sírios e um jovem ucraniano. Li Xin Lu, artista plástico chinês, interessou-se pela mensagem do mural ao passar pela avenida e deixou a sua marca com um peixe desenhado e pintado por si, que assinou com o seu nome. A maquete do projecto foi apresentada pela artista de 49 anos, residente em Santarém, à câmara municipal e o mural começou a ser pintado na última semana de Agosto, despertando a curiosidade de moradores e de quem passava na zona.