Identidade Profissional | 06-03-2022 18:00

O homem dos sete ofícios que se tornou empresário

Alexandre Gaudêncio abriu a Casa das Chaves, em Abrantes, em 2010 quando se mudou para a

Alexandre Gaudêncio nasceu em França e chegou a representar as selecções jovens francesas em futebol.

No entanto, nunca teve o sonho de seguir uma carreira no mundo do futebol. Aos 15 anos regressou com a família para Portugal e instalaram-se em Alverca do Ribatejo. Aprendeu com o pai a arte de fazer chaves e reparação de calçado. Em 2011 arriscou e mudou-se com a esposa e o filho para Abrantes. O empresário diz que foi um risco que deu certo. A Casa das Chaves é uma loja de referência no concelho de Abrantes e no distrito de Santarém, que se destaca pela inovação.

Alexandre Gaudêncio é o que se pode chamar um homem dos sete ofícios. Trabalhou em diversas áreas. Nasceu em França, nos arredores de Paris, a 14 de Dezembro de 1970. Chegou a representar a selecção francesa de juvenis em futebol. Aos 15 anos regressa a Portugal com os pais e ainda jogou um ano no Futebol Clube de Alverca. No entanto, uma lesão afastou-o do futebol mas confessa que nunca pensou seguir a carreira de futebolista.
O seu pai, natural do Couço, concelho de Coruche, abriu uma loja de chaves e reparação de calçado em Alverca do Ribatejo, concelho de Vila Franca de Xira, onde ficaram a morar quando regressaram de França. O seu primeiro emprego foi como fiel de armazém. Como queria ganhar mais uns trocos durante uns tempos aproveitava as madrugadas para apanhar caracóis na zona de Mafra e aos fins-de-semana vendia-os nos cafés em Alverca do Ribatejo.
Entretanto tirou um curso de serralheiro civil e ainda trabalhou cerca de um ano na Câmara de Vila Franca de Xira mas optou por sair. Começou a trabalhar com os pais na área do calçado e duplicação de chaves. Aos 20 anos foi chamado para cumprir o serviço militar e foi o melhor do seu curso. Ainda pensou seguir a carreira militar mas optou por não ficar. Trabalhou numa empresa de distribuição, foi decorador de montras em perfumarias, trabalhou numa fábrica de rações e esteve durante seis meses como charcuteiro.
Até que começou a trabalhar como técnico de manutenção, na área da publicidade, numa multinacional, onde ficou cerca de 15 anos. “Já fiz um pouco de tudo e nunca tive medo de trabalhar. Na multinacional aprendi que para se trabalhar são necessárias regras e foi lá que aprendi tudo. Mas queria ter o meu próprio negócio e resolvi sair”, explica a O MIRANTE. Pelo meio tirou o bacharelato em Contabilidade e Administração. Se fosse hoje, confessa, teria seguido a área do desporto.
Em 2003 abriu a sua primeira loja de chaves e calçado em Alverca do Ribatejo onde esteve até 2011, sempre com o apoio da esposa, Helena Gaudêncio. O empresário sempre conheceu bem Abrantes porque a sua avó materna sempre lá viveu. Em 2010 a família mudou-se para Abrantes. “Os meus cunhados já viviam lá e a minha esposa queria estar perto da irmã. Foi um risco na altura mas correu certo e foi a melhor decisão que poderíamos ter tomado”, garante Alexandre Gaudêncio.
Abriram a Casa das Chaves mas tinham também o negócio de reparação de calçado e foi por esta vertente que se tornaram conhecidos em Abrantes. A empresa foi crescendo e hoje comercializam as principais marcas do mercado nacional e internacional. “Trabalhamos em alta segurança, automatismos, fazemos todo o tipo de chaves, conseguimos recuperar uma chave de um carro que tenha ficado inutilizada, fornecemos empresas. Trabalhamos em todo o distrito e fazemos um trabalho único “, garante o empresário, acrescentando que o segredo do sucesso é muito trabalho e dedicação e também qualidade no que se faz.
No tempos livres Alexandre Gaudêncio dedica-se à Escola Kempo System de Abrantes que criou quando chegou à cidade. Treinam num espaço em Alferrarede e contam com cerca de 27 praticantes. O instrutor sempre gostou de desporto e praticou diversas modalidades mas quando conheceu o taekwondo, através de um amigo, prosseguiu o seu caminho pelo desporto de defesa pessoal. É nos treinos que aproveita para descomprimir do dia de trabalho.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo