Internacional | 11-06-2022 11:47

Educação ambiental tem que vir antes da conservação para salvar os oceanos e o ambiente

Oceano

Neto de Jacques Cousteau diz que é por não se investir em educação que há comunidades que não se importam com o ambiente e elegem políticos que não se interessam pelo clima

O oceanógrafo e activista ambiental norte-americano Philippe Cousteau, que fundou uma organização que trabalha com jovens em 146 países, defendeu hoje que se deve apostar na educação antes de se falar em conservação.

“O meu avô [o explorador francês Jacques-Yves Cousteau] ensinou-me que antes de falarmos em conservação devemos falar de educação. Acho que cometemos um grande erro, investimos pouco em educação”, afirmou em entrevista à agência Lusa no Clube dos Exploradores, em Nova Iorque, onde participou como orador na semana mundial dos Oceanos.

Por não se ter investido na educação ambiental, “os esforços que se fizeram para proteger a Terra não resultaram e é por isso que há comunidades que não se importam [com o ambiente] e elegem políticos que também não se interessam pelo clima”, disse.

Cousteau espera, por isso, que a conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os oceanos, que se realiza em Lisboa, entre 27 de junho e 01 de julho, corresponda a uma mobilização política para a crise climática.

“Alguns líderes mundiais vão lá estar, reconhecendo finalmente que para resolver a crise climática é preciso começar pelos oceanos”, disse.

Subordinada ao tema “Salvar os oceanos, proteger o futuro”, a conferência de Lisboa vai abordar as ameaças aos mares, como a perda de oxigenação e a consequente acidificação, que destrói a diversidade.

Philippe Cousteau fundou a EarthEcho International em 2005, em honra do pai, o mergulhador e cineasta Philippe-Pierre Cousteau, filho de Jacques-Yves Cousteau (1910-1997).O pai de Philippe Cousteau morreu aos 38 anos (em 1979), quando o seu hidroavião caiu no rio Tejo, em Lisboa, seis meses antes do nascimento do filho.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1588
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1588
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo