Internacional | 18-03-2022 17:00

Há mais de um milhão de crianças entre as pessoas que fugiram da guerra na Ucrânia

FOTO ILUSTRATIVA – FOTO DR – Bandeira da Ucrânia

UNICEF refere que o ritmo de saída do país é de cerca de 55 crianças por minuto

Quase a cada segundo, uma criança da Ucrânia torna-se refugiada, anunciou hoje a UNICEF, referindo que o fluxo de pessoas que fogem do país desde a invasão russa, a 24 de Fevereiro, tem sido constante.

Nos últimos 20 dias, cerca de 1,4 milhões de crianças foram forçadas a fugir do país, o que representa uma média de cerca de 55 por minuto ou “praticamente uma criança por segundo”, avançou o porta-voz do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), James Elder, numa conferência de imprensa em Genebra.

No total, o número de pessoas que fugiu da Ucrânia atingiu os três milhões de pessoas e há pelo menos 1,9 milhões de pessoas deslocadas dentro do país, de acordo com a última contabilização. “Esta crise, em termos de velocidade e escala, não tem precedentes desde a Segunda Guerra Mundial”, sublinhou Elder.

O porta-voz referiu ainda o aviso feito pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, que alertou para o “risco significativo de separação, violência, exploração sexual e tráfico” que essas crianças correm.

Guterres anunciou na segunda-feira a disponibilização de mais 40 milhões de dólares (36,4 milhões de euros) para a assistência vital aos “mais vulneráveis” e afectados pela guerra na Ucrânia.

Aquele financiamento ajudará a obter “alimentos, água, medicamentos e outras ajudas vitais para o país, bem como a fornecer assistência em dinheiro”, acrescentou, ressaltando a “importância crucial de respeitar o Direito Internacional Humanitário”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo