Internacional | 30-03-2022 11:45

Soldado ucraniano que mandou comandante de navio russo ir-se “fod…” recebe medalha da cidade

FOTO DR

Roman Hrybov, que foi notícia pela comunicação rádio no primeiro dia da invasão, estava preso e foi libertado numa troca de prisioneiros.

Um soldado ucraniano que mandou um oficial de um navio de guerra russo ir-se “fod…”, no primeiro dia da invasão, foi libertado como parte de uma troca de prisioneiros e recebeu uma medalha pelos seus serviços, disse o Ministério da Defesa ucraniano na terça-feira.

Roman Hrybov, um guarda de fronteira ucraniano, estava de serviço na Ilha da Cobra – um afloramento rochoso ao sul do porto de Odesa – quando foi bombardeado por ar e mar russos no primeiro dia da invasão russa da Ucrânia.

Quando o destacamento foi convidado a depor as armas, Hrybov respondeu pelo rádio com um desafio: “Navio de guerra russo, vá-se “fod…”.

Relatos iniciais disseram que 13 guardas de fronteira na ilha morreram após recusarem render-se mas alguns dias depois, a guarda de fronteira da Ucrânia disse que os soldados estavam vivos, e que tinham sido capturados pela Rússia.

No domingo, o presidente Zekenskiy disse em entrevista a jornalistas russos que alguns dos soldados morreram, mas outros foram feitos prisioneiros e foram libertados numa troca de prisioneiros e o Ministério da Defesa disse na terça-feira que Hrybov estava em casa na cidade de Cherkasy e twittou um vídeo em que Hrybov recebe uma medalha entregue pelo presidente da câmara local.

A gravação da comunicação via rádio de Hrybov e o navio russo fio amplamente partilhada na internet e a frase do soldado tornou-se um grito de guerra para os defensores da Ucrânia, tendo sido comemorada com um selo emitido pelo serviço postal ucraniano.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo