Nacional | 11-05-2022 14:39

Bactéria que resiste a antibióticos e detergentes “ameaça” hospitais

Bactéria que resiste a antibióticos e detergentes “ameaça” hospitais

Chama-se ‘Acinetobacter baumannii’ e pode provocar desde pneumonias a infecções urinárias, de difícil diagnóstico e tratamento.

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) alertaram hoje para a necessidade de prevenir surtos do microrganismo ‘Acinetobacter baumannii’ em ambiente hospitalar.

“Num contexto de covid-19 e de sobrelotação de hospitais, muita ocupação de cuidados intensivos, em que há menos tempo e a pressão é maior, é evidente que estão criadas condições para que esse microrganismo [‘Acinetobacter baumannii’] possa sobreviver e possa causar mais infecções. É preciso procurá-lo e diagnosticá-lo”, descreveu à Lusa o investigador Acácio Rodrigues.

O professor da FMUP, que sobre este tema assina com o investigador Diogo Duarte um artigo científico no Journal of Pathology, Microbiology and Immunology, avaliou o risco atual de rápida transmissão desta bactéria em ambiente hospitalar e concluiu que estão criadas as condições para uma “tempestade perfeita” face ao contexto da pandemia da covid-19.

O ‘Acinetobacter baumannii’ é um microrganismo que coloniza doentes e coloniza o ambiente. As infecções podem manifestar-se de diferentes formas, desde pneumonias a infecções urinárias, “podendo ser de difícil diagnóstico e tratamento e estando associadas a elevadas taxas de mortalidade”.

Este microrganismo “tem uma capacidade muito acrescida, comparativamente a outros, de sobreviver em ambientes húmidos e ambientes adversos e, eventualmente, infectar doentes que venham a contactar com superfícies onde tenham estado doentes previamente colonizados e infectados”, acrescentou o docente.

Acresce que é uma bactéria que “desenvolve resistência aos antibióticos, aos desinfetantes e aos detergentes”, razão pela qual os investigadores defendem uma “maior rotatividade” dos produtos usados nas limpezas de equipamentos e superfícies, bem como “atenção redobrada” em unidades de cuidados intensivos, unidades de queimados, entre outras que acolhem doentes críticos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo