Nacional | 22-02-2022 18:19

Presidente de Gavião aceita abate de sobreiros para construção de central fotovoltaica  

Presidente de Gavião aceita abate de sobreiros para construção de central fotovoltaica  

Governo já autorizou abate e José Pio diz que o seu concelho não se pode dar ao luxo de afastar investimentos.

O presidente da Câmara de Gavião (Portalegre), José Pio, defendeu hoje que o concelho “não se pode dar ao luxo” de afastar investimentos, como o do projecto da central fotovoltaica, que implica abater 1.079 sobreiros.

“Um concelho como Gavião não se pode dar ao luxo de afastar seja que investimento for, muito menos um investimento na ordem dos 100 milhões de euros”, disse à agência Lusa o autarca.

José Pio reconheceu que investimentos como o da Central Solar Fotovoltaica de Margalha não criam muitos postos de trabalho, na fase de exploração, mas, ressalvou, durante o período de construção, os duzentos operários que ali vão trabalhar, poderão ser uma “mais-valia” para a dinamização do comércio daquele concelho do Alto Alentejo, no interior do país.

Em relação ao abate de 1.079 sobreiros e de quatro azinheiras, necessário para o desenvolvimento da Central e já autorizado pelo Governo, o presidente da Câmara de Gavião desdramatizou a situação.

“São sobreiros que estão dispersos, não têm propriamente uma ligação entre eles no montado. E muitos deles são sobreiros cuja cortiça nem sequer é aproveitada, é de muito pouca qualidade”, afiançou.

Ao acolher um projeto desta natureza, o autarca disse também querer que “as pessoas percebam” que o concelho de Gavião “está disponível para aceitar investimentos produtivos”, como e o caso dos ligados a energias renováveis, que “são o futuro do país”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo