O MIRANTE | 10-04-2019 10:31

O que pensa de O MIRANTE?

O que pensa do trabalho editorial de O MIRANTE? Uma pergunta, em causa própria, que a maioria dos autores das 51 entrevistas desta edição resolveram responder como segue:

“O MIRANTE agora fala muito de muitos outros lados e menos da Chamusca. Acho que é aí que o jornal falha porque nasceu e foi criado na Chamusca. E se não fala da Chamusca destas terras mais pequenas, como Ulme, ainda menos”.
Manuel Rodrigues - Cabeleireiro em Ulme

“Uma avaliação é sempre subjectiva. O MIRANTE tem sido ao longo das últimas três décadas uma presença assídua nas nossa vidas, mantendo sempre vivo o seu objectivo de informar de forma transparente e independente. O espaço de melhoria existe sempre e deve ser também o motor e a razão da sua existência”.
Jorge Rosa - Presidente & CEO da Mitsubishi Fuso Truck Europe , SA

“Se eu fosse directora de O MIRANTE por uma edição, optaria por um especial cultura da região, abrangendo património; gastronomia; promoção da leitura; talentos e projectos locais; agentes culturais (público, privados e associativos); folclore; bandas filarmónicas; etc. O melhor do jornal é o seu compromisso com a região e as pessoas que a habitam, contribuindo para o fortalecimento da opinião pública e para o desejado desenvolvimento sustentável”.
Maria do Céu Albuquerque - Presidente da Câmara Municipal de Abrantes

“O MIRANTE é um jornal de abrangência regional absolutamente indispensável para a região. É também um importante elemento de agregação identitária dos vários territórios onde é distribuído”.
João Rodrigues dos Santos - Presidente
da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira

“Gosto de ler O MIRANTE porque tem notícias muito diversificadas de toda a região. Como leitor sinto que uma lacuna do jornal é não ter mais notícias de desporto”.
Eduardo Lopes - Médico oftalmologista - Climeco Santarém

“Não vejo que O MIRANTE tenha falhas pois consegue ser um órgão de comunicação transversal. Tem de tudo, um pouco. Para mim, por defeito profissional a secção de Economia é a mais importante. É fundamental transmitir a todos a vitalidade económica da região, pois cria confiança. O MIRANTE cumpre bem esse papel de transmitir que somos uma região dinâmica e que quer estar no futuro”.
António Campos - Presidente da Comissão Executiva da NERSANT

“Costumo referir-me a
O MIRANTE como o “monstro sagrado” da comunicação social regional. Ele só falha quando não transmite nenhuma notícia de locais onde é distribuído, por exemplo, ou pela imparcialidade com que trata certas notícias que divulga. Pessoalmente tenho gratas recordações da altura, já lá vão trinta anos, em que fui um modesto colaborador do jornal”.
Martins Lopes - Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Golegã

“O MIRANTE tem sabido construir e manter uma relação de confiança com os seus leitores , integrando-os num conceito de pertença a uma região alargada. Penso que poderia contribuir para uma discussão sobre as vantagens e desvantagens de uma regionalização séria”.
António Pinto Correia - Otorrinolaringologista - CUF Santarém

“A melhor característica de O MIRANTE é ser livre e independente. Pessoalmente gostaria de ver publicadas mais notícias sobre Tomar mas se calhar é uma falha nossa ao nível da comunicação”.
Anabela Freitas - Presidente da Câmara Municipal de Tomar

“De uma forma geral
O MIRANTE é um jornal de proximidade e isso hoje em dia é uma enorme mais valia. As pessoas querem saber o que se passa na sua terra, na sua região. Para o bem e para o mal a proximidade é o que faz a diferença”.
Pedro Ribeiro - Presidente da Câmara Municipal de Almeirim

“O MIRANTE tem uma ampla cobertura territorial no distrito de Santarém e não só. É o jornal regional de maior tiragem e audiência a nível nacional. Destaco no jornal o seu espírito crítico, a sua irreverência e a permanente actualização da informação sobre a região divulgada através da edição online”.
Duarte Bernardo - Director Geral da Escola
Profissional de Salvaterra de Magos

“O MIRANTE é um dos jornais regionais com maior qualidade que conheço. É um jornal em permanente inovação e está sempre a investir na qualidade da informação que divulga. A melhor coisa de O MIRANTE é, indiscutivelmente, a equipa que o constitui, que é coesa, empenhada e profissional. É a alma do jornal e a razão do seu crescendo sucesso”.
Diogo Baptista - Director Clínico da Denticare Santarém

“Admiro no jornal O MIRANTE a proximidade. Com ele, conseguimos ter semanalmente ou diariamente (online) a radiografia da região. Onde falha em termos de notícias? Para responder a isso vou ter de pensar um pouco mais”.
Miguel Borges - Presidente da Câmara Municipal do Sardoal

“Penso que as notícias na zona norte do distrito são um pouco esquecidas por O MIRANTE e isso talvez aconteça por falta de comunicação de alguém. Como tomarense, gostava que o jornal fosse mais interveniente no dia-a-dia do concelho”.
Augusto Barros - Presidente da Junta de Freguesia de São João Baptista e Santa Maria dos Olivais de Tomar

“A melhor coisa de O MIRANTE é continuar a existir e a dar-nos, sem falhas, as notícias de toda a nossa região, estando nós por cá ou longe daqui!”
Daniel Romão - Presidente da Junta de Freguesia de Azinhaga

“Considero O MIRANTE um jornal abrangente, regular em termos de notícias e tendo como aspecto positivo a sua edição online que permite uma actualização ao minuto”.
João Apolinário - Presidente da Junta
de Freguesia de Fazendas de Almeirim

“O MIRANTE cumpre totalmente a sua missão enquanto Semanário Regional. Os critérios são jornalísticos por isso não considero que existam falhas. Penso que o melhor que o jornal tem é a sua objectividade”.
Pedro Bastos - Presidente da Comissão
Executiva do Hospital Vila Franca de Xira

“O MIRANTE teve o mérito de juntar a sua edição, em termos de distribuição, a um grande jornal semanal como o Expresso. A proximidade e a presença do jornal nos eventos que se realizam pelos vários concelhos do distrito demonstra uma preocupação em ser representativo do Ribatejo. Só posso desejar vida longa a o Mirante.”
Francisco Oliveira - Presidente da Câmara Municipal de Coruche

“Lanço o desafio ao jornal O MIRANTE para que publique semanalmente duas páginas sobre um determinado concelho da região, com dados sobre a sua história, população, freguesias, património, actividades económicas, festas e romarias, cultura, locais de interesse turístico, personalidades, gastronomia, artesanato, colectividades, organizações, etc. Dará um contributo importante na divulgação dessas sub-regiões e os seus leitores sentir-se-ão ainda mais identificados com ele”.
José Silveira - Presidente da Direcção do Centro Social Paroquial de São João Baptista

“O MIRANTE, como tudo na vida, não é perfeito. No entanto as falhas que possam acontecer são suplantadas pelas não falhas. O melhor que o jornal tem, como acontece em qualquer empresa que procura trabalhar bem, são os seus recursos humanos”.
Diamantino Duarte - Director Geral da Resitejo

“Acho O MIRANTE um jornal equilibrado e de leitura fácil e interessante. Talvez devesse ter uma página, para publicitar gratuitamente as festas e eventos da sua área de abrangência”.
Luís Alves - Presidente da União de Freguesias
de S. Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo

“Se O MIRANTE tem falhas não são perceptíveis por mim. O que eu sei é que não é fácil um jornal regional manter esta performance durante tantos anos. E já lá vão trinta e um”.
André Neves Dias - Gerente da André Neves Dias & Filhos, de Almeirim

“O MIRANTE cumpre muito bem o seu papel regional cobrindo tudo o que se passa na sua área de abrangência, sendo uma excelente acção a sua incorporação, aos sábados, com o Expresso”.
Nuno Pinto de Magalhães - Director de Comunicação e Relações Institucionais da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas

“A comunicação social regional é absolutamente necessária para dar relevo às dinâmicas dos respectivos concelhos e para chamar a atenção para o que não está a ser bem feito. Considero - e esta reflexão não é particular para O MIRANTE - que, por vezes, os assuntos não são suficientemente aprofundados, vindo posteriormente a revelar-se infundados, sem que se consigam atingir as motivações que levaram ao surgimento de tais informações”.
Alberto Mesquita - Presidente da câmara municipal de VFX

“O MIRANTE tem uma grande cobertura territorial e apresenta sempre novidades. Como leitora gostaria de ler mais artigos de opinião de figuras regionais e nacionais (sobre impactos locais). Gostaria de ver reflectida a massa crítica da região. O seu pensamento dominante sobre a nossa contemporaneidade”.
Carina João Oliveira - Directora Executiva da Insignare (Ourém)

“Recomendo a leitura de O MIRANTE a quem quer saber o que se passa no concelho de Vila Franca de Xira. A mim agrada-me o que leio. Gosto essencialmente de assuntos relacionados com a Póvoa de Santa Iria e Alverca. Seria interessante o jornal ter anúncios de emprego de empresas aqui da zona”.
Elsa Rodrigues - Sócia Gerente da Prink Alverca

“O MIRANTE continua a trabalhar bem. Gosto da parte económica do jornal e da secção de desporto. Fico surpreendido com os êxitos desportivos dos jovens da nossa região”.
José Eduardo Carvalho - Presidente da AIP

“Penso que o/um novo desafio para O MIRANTE deverá ser o de melhorar ainda mais aquilo que é já a sua marca distintiva que é a presença e a cobertura alargada de toda a região ribatejana. O melhor do jornal é essa cobertura objectiva e de proximidade da realidade e da vida política, social, económica, cultural e desportiva da nossa região.”
Mário Pereira - Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça

“O MIRANTE é um jornal com uma área de cobertura muito grande. Essa é a melhor característica e o que faz com que seja um jornal regional mas é também um dos problemas que enfrenta. É normal que falhe alguma coisa e não consiga estar em todo o lado nem contar todas as histórias que fazem a nossa actualidade”.
Isaura Morais - Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior

“O melhor que O MIRANTE tem actualmente é a actualidade do online porque veio reforçar o excelente jornalismo de proximidade que o jornal sempre fez. Em termos gerais, penso que podia melhorar a informação desportiva. Temos milhares de praticantes na região e dezenas de modalidades e sinto que podia haver mais notícias nesta área”.
Ricardo Gonçalves - Presidente da Câmara Municipal de Santarém

“Há muitos anos que leio O MIRANTE e tiro o meu chapéu ao esforço que os seus jornalistas fazem para acompanhar a vida das comunidades num território que é vasto e onde seria mais fácil fazê-lo apenas na capital do distrito e nas cidades limítrofes. Esta proximidade faz do jornal o mais importante a nível regional”.
Hélder Esménio - Presidente da Câmara
Municipal de Salvaterra de Magos

“A melhor coisa do jornal O MIRANTE é a sua independência, que lhe permite abordar qualquer assunto de forma livre. Também a enorme diversidade de assuntos abordados nas diversas edições é uma mais valia. Gostaria que o jornal pudesse acompanhar mais de perto a actividade associativa, social e política de Ourém”.
Luís Albuquerque - Presidente da Câmara Municipal de Ourém

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo