O MIRANTE | 21-11-2019 12:30

“Muitos jovens só vão ao teatro quando é a escola que os motiva”

“Muitos jovens só vão ao teatro quando é a escola que os motiva”
32º ANIVERSÁRIO

Olga Antunes - Educadora de Infância, 55 anos, Directora do Agrupamento de Escolas de Constância

Escreve de acordo com o novo Acordo Ortográfico? Foi fácil adaptar-se?

Escrevo de acordo com o novo Acordo Ortográfico, apesar de ainda ter dúvidas em muitas palavras. Está a ser uma adaptação gradual, mas necessária uma vez que nas escolas se ensina a escrever utilizando este novo acordo.

Que meio usa para desejar Boas Festas?

Ainda envio alguns postais de Boas Festas para os familiares e amigos que se encontram longe, por considerar que isso nos aproxima. Tento não reenviar mensagens pré-formatadas por considerar que são impessoais, optando na maioria dos casos por telefonar.

Já comprou ou pensou comprar um automóvel eléctrico?

Sim, já pensei muitas vezes, mas o custo é impeditivo, ainda não são dados os incentivos necessários para que esta seja uma opção viável.

O mundo muda a uma velocidade incrível, mas há trinta e dois anos O MIRANTE já falava em questões como a poluição e o assoreamento do Tejo e praticamente nada mudou. O Tejo não faz parte do mundo de que tanto ouvimos falar?

Num mundo onde as questões de dinheiro e poder contam mais que a sustentabilidade do planeta há muitos Tejos de que não ouvimos falar. Porque sentimos a urgência destes temas. Os rios de Constância, as alterações climáticas e a sustentabilidade do Planeta fazem parte do dia-a-dia deste agrupamento de escolas e são alvo de debates alargados também à comunidade. É também por esta razão que fomos o agrupamento escolhido pelo Ministério da Educação para realizar uma actividade, “A Maior Lição do Mundo”, no dia 20 de Novembro de 2019, em que demos voz aos nossos alunos para falar desses problemas!

Há quem diga que o interior do país, o tal desertificado, abandonado e envelhecido começa a partir da auto-estrada. Tem essa opinião?

O interior do país desertificado começa onde as políticas e os políticos deixam de investir. A auto-estrada pode ser um caminho e aproximar pessoas, mas quando não se investe na qualidade de vida dessas pessoas que vivem mais longe do litoral torna-se uma fronteira.

O que faz mais falta no Ribatejo?

Viver nesta zona do Ribatejo é ter qualidade de vida e não ter confusão de trânsito, mas falta-nos sobretudo alguma oferta cultural e artística. Muitas vezes os nossos jovens só vão ao teatro quando é a escola que os motiva e lhes proporciona essa oportunidade! As questões de mobilidade também são importantes, uma vez que não existem, na maioria das situações, transportes públicos compatíveis nem com qualidade.

Pela sua experiência somos melhor atendidos no Serviço Nacional de Saúde ou nas Finanças?

Todos sabemos as queixas que temos do Serviço Nacional de Saúde, tanto no atendimento quanto na dificuldade em ser sequer atendido. As Finanças, tendo um bom serviço de atendimento online, permitem resolver muitas questões. Nesta área é a carga fiscal que é exagerada face aos benefícios que usufruímos.

O que é que não lhe perguntámos que gostaria de responder?

Gostaria de falar sobre o agrupamento no qual sou directora: Na forma como todos os profissionais deste agrupamento se empenham no sucesso e bem-estar das crianças e jovens. Nas actividades promovidas que permitem que os nossos jovens cresçam enquanto cidadãos livres e responsáveis. Nos parceiros que connosco trabalham numa acção concertada de ajudar a construir o futuro dos nossos jovens. No reconhecimento que os pais e encarregados de educação têm pelo trabalho realizado. No quanto os nossos alunos gostam de estar na escola!.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo