O MIRANTE | 02-09-2020 17:31

Comunicado falso põe em causa serviços do Hospital de Santarém

Fonte anónima colocou a circular um comunicado falso em nome do Hospital de Santarém. Credores aprovam recuperação de Associação Infantil de Vila franca de Xira. Estas são as duas manchetres das edições de O MIRANTE desta semana. Boas leituras e não se esqueça que O MIRANTE aceita e promove a colaboração dos leitores para todos os assuntos que merecem notícia.

A manchete da edição Lezíria e Médio Tejo de O MIRANTE dá conta de um comunicado falso que põe em causa os serviços e a administração do Hospital de Santarém. O hospital pediu o desvio de doentes com AVC ou enfarte, transportados em ambulância, num período de 12 horas, mas o que circulou nas redes sociais e numa página dos bombeiros, dava a entender que o hospital deixava de dar assistência a estes doentes.

Cerca de uma dezena de tampas de esgoto na Estrada Nacional 118, na Chamusca, fazem um barulho que inferniza a vida a alguns moradores. Câmara e Águas do Ribatejo conhecem a situação mas estão há mais de um ano para resolver o assunto.

Nelson Carvalho acabou com centro histórico de Abrantes. Rui André é presidente da Junta de Rio de Moinhos. Nasceu em França mas é um apaixonado pela sua terra e a sua freguesia. Em entrevista a O MIRANTE não poupa críticas aos ex presidentes da câmara Nelson Carvalho e Maria do Céu Antunes.

Engrácia Marques é presidente da Junta de Alburitel há três anos. Venceu a freguesia nas eleições autárquicas de 2017 por 14 votos. Em entrevista a O MIRANTE diz que a política é um mundo de homens e que as mulheres só lá estão por serem uma quota de género nos partidos políticos.

De lixo se fez uma obra de arte no centro histórico de Santarém. O Villa Graça Hostels & Apartments, situado no centro histórico de Santarém, encomendou e inaugurou uma obra de arte construída com materiais descartáveis. A inauguração foi no dia 26 de Agosto.

Autoridades ignoram ninho de vespa asiática detectado por banhistas que frequentavam a praia de Alverangel, Tomar, na Albufeira de Castelo de Bode. A protecção Civil de Tomar foi alertada há algumas semanas mas o ninho ainda não foi retirado.

Uma história de amor de deixar os olhos em bico. Rita Borrego Yeh passou um ano no Japão a aprender a língua. Do país do sol nascente trouxe hábitos e o amor da sua vida. Em breve vai para Taiwan em busca de uma nova aventura.

Agricultores de Almeirim, com a colaboração da câmara, estão a tentar encontrar as melhores sementes para recuperarem o verdadeiro melão de Almeirim. Rui Constantino é um desses produtores.

Credores aprovam recuperação de Associação Infantil de Vila franca de Xira é o assunto que faz manchete na edição Vale do Tejo. Associação de Vila Franca de Xira deu um passo maior que a perna e enterrou-se em dívidas que chegaram a ser de 10 milhões de euros. A nova direcção tomou posse com cinco milhões de dívida e conseguiu, com o voto de confiança dos credores, salvar 230 postos de trabalho e aumentar o número de utentes.

A pandemia não pode ser desculpa para a imobilidade. A ADN – Acções e Dinâmicas com Nexo, de Alverca, é uma incubadora de ideias da comunidade e desenvolve projectos e trabalhos de proximidade cultural com as gentes da terra, em parceria com a Câmara de Vila Franca de Xira e a União de Freguesias de Alverca e Sobralinho. Luís Carvalho é um dos fundadores e o presidente da direcção.

Governo não aceita recusa da GNR para instalação de multibancos em Alhandra. Secretário de Estado mandou parecer negativo emitido pela GNR de volta ao posto para reanálise. Município está expectante que cenário possa mudar e os equipamentos possam ser colocados.

Trabalhar depois dos 70 sem pensar na reforma. Agostinho Marques tem 76 anos e é motorista na Casa de São Pedro de Alverca. Um homem que se recusa a render à situação de reformado. Os 300 euros que diz receber de pensão também são incentivo para continuar.

Pais de Marta Figueiredo querem a guarda das netas. Crianças ficaram órfãs depois de a mãe ter sido assassinada pelo pai que se suicidou de seguida. O futuro das duas filhas menores do casal vai agora ser decidido em tribunal. O avô materno garante a O MIRANTE que vai lutar pela guarda das netas.

Jorge Ganhão venceu o cancro mas não venceu a depressão. Foi encontrado pelo pai na casa onde morava. Tinha 47 anos e uma luta travada contra um cancro ósseo. A recuperação pelo qual todos o felicitavam encobria um quadro negro de depressão que lhe foi fatal.

Alberto Mesquita diz que o dinheiro não estica para a construção de um estádio de futebol em Vila franca de Xira. Câmara recebeu petição com 1.313 assinaturas a pedir a construção do estádio. Município está disponível para ajudar, mas o valor da obra, estimado entre 4 a 6 milhões, é demasiado elevado para o erário público.

As obras de construção do Parque Urbano da Milhariça, em Aveiras de Cima, Concelho de Azambuja, obtiveram o visto do Tribunal de Contas. O projecto estava metido na gaveta desde 2010, data em que foi aprovado por unanimidade pelo executivo da Câmara de Azambuja.

Caderno de Economia

Agroglobal e Fersant realizam-se este ano em formato virtual. Agroglobal decorre entre os dias 9 e 11 de Setembro. A Fersant começou a 1 de Setembro e decorre até ao final do mês.

Na rubrica Três Dimensões conversamos com João Faria, presidente da assembleia-geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila franca de Xira. O ex comandante da corporação diz que “as chamas não são um espectáculo”.

Falámos com Rui Caniço para a rubrica Identidade profissional. O empresário foi pioneiro na venda de microcarros na região e diz que os “papa-reformas” estão a tornar-se “cool” entre os jovens.

Transload de Santarém opera em todo o país e na Europa Central.

Tomar Natural recomenda spirulina para o regresso às aulas e à vida activa.

Cocharro Automóveis oferece serviço exclusivo a clientes.

Cabeleireiro Alfageme em Santarém tem todo o tipo de perucas.

ATL Aprendiz em Santarém recebe crianças dos 6 aos 12 anos.

Passeios a cavalo na Quinta da Lagoalva de Cima em Alpiarça.