O MIRANTE TV | 25-07-2019

Escavações arqueológicas no Castro de Vila Nova de São Pedro põem à vista o potencial do sítio

População pode acompanhar de perto as escavações e ver alguns exemplos dos materiais que foram recuperados em campanhas dos anos 30 e 60.

É o terceiro ano consecutivo de trabalho arqueológico no Castro de Vila Nova de São Pedro, no concelho de Azambuja. A campanha de escavação deste ano teve início a 17 de Junho e decorre até sexta-feira 26 de Julho e é dirigida por uma equipa da Associação dos Arqueólogos Portugueses, com a participação de estudantes de arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Trabalhos que esta quarta-feira, 24 de Julho foram seguidos de perto por populares e dezenas de crianças que participam nas Férias Activas de Verão promovidas pelo município. O objectivo é divulgar o trabalho arqueológico e aproximar a população deste local que conta agora com um painel informativo sobre os vestígios deixados pelo povoado que ali viveu há cerca de três mil anos A.C..

Foi ainda assinado um protocolo entre a Câmara de Azambuja, a junta de freguesia e a Associação de Arqueólogos Portugueses.

A Associação de Arqueólogos compromete-se agora a realizar trabalhos de investigação, conservação, restauro, limpeza da área envolvente e promover visitas ao monumento. Ao município cabe o financiamento das campanhas de Verão, a sinalização do local e a criação de um centro interpretativo.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1462
    29-04-2020
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1462
    29-04-2020
    Capa Vale Tejo