O MIRANTE TV | 16-08-2019

Novo laboratório dos SMAS de VFX inaugurado em Outubro

Equipamento representou um investimento de um milhão de euros.

Está pronto e na fase final de instalação o novo laboratório topo de gama dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Vila Franca de Xira, que vai ser inaugurado a 15 de Outubro. António Oliveira, presidente do conselho de administração dos SMAS e Vitória Simões, engenheira responsável pelo laboratório, abriram as portas do espaço a O MIRANTE em primeira mão. É nestes gabinetes que se vão fazer análises bacteriológicas e químicas à qualidade da água abastecida no concelho, bem como medições de ruído.

O laboratório ficou pronto no ano em que os SMAS celebram 60 anos de existência. Custou um milhão de euros e nele trabalham oito pessoas. Por ano são recolhidas 380 amostras de água, em locais como estabelecimentos comerciais, escolas, centros de saúde e casas particulares. Além do novo laboratório os SMAS investiram também outro milhão de euros numa sala de comando de estações elevatórias e telegestão, que está ainda na fase de instalação.

Neste local é monitorizado todo o estado do abastecimento no concelho. Os operadores podem, por exemplo, cortar remotamente o abastecimento e perceber a quantidade de água existente em cada depósito, prevenindo ou identificando rupturas. Joaquim Guerra é um dos operadores que trabalha por turnos na sala, que funciona 24 horas por dia.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1419
    05-09-2019
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1419
    05-09-2019
    Capa Médio Tejo