Pneumologistas de Vila Franca de Xira em alerta para fumadores de cigarros electrónicos
Hospital Vila Franca de Xira promoveu Curso de Cessação Tabágica e esta nova forma de fumar que está a conquistar cada vez mais jovens fumadores esteve na ordem do dia.
O cancro do pulmão continua a ser o que mais mata em Portugal. Agora uma nova forma de pneumonia aguda está a ser associada ao uso de cigarros electrónicos, com seis mortes registadas, segundo um estudo do departamento de saúde norte-americano.
Foi com este novo alerta que o Hospital Vila Franca de Xira arrancou com o primeiro Curso de Cessação Tabágica que juntou médicos de pneumologia e de Medicina Geral e Familiar, na passada sexta-feira, 13 de Setembro.
Aprofundaram-se conhecimentos e partilharam-se experiências na área do tabagismo e desta nova forma de fumar que tem aliciado sobretudo as camadas mais jovens. Apesar de ainda não reunir consenso junto da comunidade científica, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia já veio desaconselhar o uso dos cigarros electrónicos, e falar da necessidade de alertar médicos e população.
O Hospital Vila Franca de Xira e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Estuário do Tejo são no país os que somam o maior número de consultas de cessação tabágica. Só neste hospital, por ano, em primeira consulta são atendidas 300 pessoas que querem largar o vício do tabaco.
Nestas consultas, os médicos devem agora comunicar às autoridades de saúde os casos de doentes com sintomas respiratórios agudos que suspeitem estar ligados ao uso do cigarro electrónico.
Mais Notícias
Edição Semanal
Noticias Mais Vistas
Cavaleiro Andante

Guarda Rios
