O MIRANTE TV | 18-11-2019

CPCJ nas escolas de Vila Franca de Xira a prevenir abusos sexuais

"Aqui Ninguém Toca" é um projecto de prevenção ao abuso sexual, levado pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vila Franca de Xira a escolas do concelho de Vila Franca de Xira. Esta segunda-feira, 18 de Novembro, assinala-se o Dia Europeu para a Protecção das Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual.

Nos últimos três anos 2752 mil crianças foram vítimas de abusos sexuais e na Polícia Judiciária deram entrada mais de cinco mil processos crime. Os dados são avançados pelo Ministério da Justiça. Esta segunda-feira, 18 de Novembro assinala-se o Dia Europeu para a Protecção das Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual.
É a propósito desta data que a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vila Franca de Xira arrancou este mês com um projeto de prevenção ao abuso sexual, em 14 escolas do ensino básico, no concelho vilafranquense.
O "Aqui Ninguém Toca" pretende não só alertar os mais jovens para a esta problemática como ensinar-lhes formas de agir no caso de serem eles as vítimas. Também a comunidade escolar e famílias devem estar atentas a possíveis sinais de alerta.
A Escola Básica de À-dos-Loucos foi uma das que abriu as suas portas ao "Aqui Ninguém Toca". Através de um jogo de tabuleiro, especialmente desenvolvido para a prevenção ao abuso sexual, uma turma de quarto ano aprendeu que nas partes privadas do corpo ninguém toca e que a vergonha, o medo e a culpa não podem impedir uma denúncia em caso de abuso.
Orientado por um grupo de trabalho constituído por técnicos da CPCJ, uma enfermeira do Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo e forças de segurança do concelho, este projecto decorre até 28 de Novembro.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1432
    21-11-2019
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1432
    21-11-2019
    Capa Vale Tejo