O MIRANTE TV | 15-10-2020

40 anos do Festival de Gastronomia celebrados em Santarém com Sabores e Saberes

Programa promovido pelo município decorre de 15 a 25 de Outubro na Casa do Campino e em restaurantes do concelho, com múltiplas propostas.

A Casa do Campino, em Santarém, abriu na tarde desta quinta-feira, 15 de Outubro, para receber a iniciativa Sabores e Saberes. Um evento promovido pelo município que foi a receita escolhida para evocar os 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia, adiado para 2021 devido à pandemia.

Até 25 de Outubro, o emblemático espaço vai acolher demonstrações gastronómicas com transmissão online, jantares confeccionados por reputados chefs nacionais, conferências e momentos musicais com Herman José, Três Bairros e Miguel Gameiro, entre outras propostas.

Durante esses dias, está também em exibição na Casa do Campino uma exposição evocativa dos 40 anos do mais antigo festival gastronómico do país e, no último dia, será prestada uma homenagem à primeira comissão organizadora do certame.

O programa estende-se também para fora das paredes da Casa do Campino com um intercâmbio entre restaurantes que habitualmente participam no Festival Nacional de Gastronomia e restaurantes locais, Restaurantes de outras paragens vão confeccionar e dar a provar as suas especialidades nos estabelecimentos de Santarém.

Durante a inauguração do evento, que decorreu ao final da tarde de quinta-feira, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Ceia da Silva, elogiou a “ousadia” da empresa municipal Viver Santarém e da Câmara de Santarém por não se terem resignado à pandemia. “Merecem as nossas felicitações. Seria mais fácil cancelar e adiar para 2021. Quem tem ousadia merece ser compensado”, disse.

O presidente da Viver Santarém, João Leite, realçou essa celebração da gastronomia que entronca na estratégia do município em afirma a cidade como capital nacional da gastronomia. No mesmo sentido pronunciou-se o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, destacando a qualidade do programa e a “simbiose” entre restaurantes locais e de fora.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1479
    19-08-2020
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1479
    19-08-2020
    Capa Vale Tejo