O MIRANTE TV | 09-09-2021

Lavadeiras de São Facundo mantêm tradição de lavar roupa no tanque comunitário

Lavar roupa em tanques comunitários é uma actividade fora de moda, mas que as lavadeiras de São Facundo, no concelho de Abrantes, fazem questão de manter.

São Facundo, no concelho de Abrantes, mantém a tradição antiga de lavar roupa à mão no tanque comunitário da aldeia. A actividade é realizada maioritariamente por mulheres e já viveu melhores dias, mas ainda há quem se esforce para evitar o seu fim.

É o caso de Aida Ezequiel, Maria Ana e Celeste Rodrigues que se juntam cerca de duas vezes por semana no lavadouro comunitário. A O MIRANTE confessam que gostam de trabalhar, ao mesmo tempo que aproveitam para cuscar as novidades, conviver e desabafar sobre os problemas do dia-a-dia. Não escondem que há muita alegria e boa disposição durante o tempo que estão juntas, e assumem que têm pena de nunca terem conseguido transmitir esse gosto aos filhos e netos.

Na reportagem de O MIRANTE, que pode ler desenvolvida na edição imprensa que sai para as bancas à quinta-feira, fala-se também de quais são as melhores técnicas para lavar a roupa e do papel dos homens na ajuda às suas mulheres.

Mais Notícias

    A carregar...