Política | 05-04-2018 18:44

Cineteatro de Ourém recebe investimento de 2,2 milhões

Cineteatro de Ourém recebe investimento de 2,2 milhões
Foto O MIRANTE

Edifício construído há 30 anos é a única sala de espectáculos propriedade da câmara.

O Cineteatro de Ourém, única sala de espectáculos propriedade da câmara municipal, inaugurado há 30 anos, vai ser reabilitado num investimento previsto de cerca de 2,2 milhões de euros, disse o presidente da autarquia, Luís Albuquerque (PSD/CDS), em sessão camarária. “É a única sala de espectáculos da câmara e nunca teve qualquer intervenção de fundo nestes 30 anos”, afirmou Luís Albuquerque, explicando que, neste momento, está a decorrer a fase para as empresas apresentarem as suas propostas. Segundo o autarca, as obras arrancam no final do ano e têm um prazo de execução de 20 meses.

“Este é um projecto que está incluído no PEDU [Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano] e foi iniciado no mandato anterior”, adiantou, acrescentando que houve um melhoramento ao projecto com a introdução do sistema AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado). O presidente da câmara referiu que a obra é financiada em 1,2 milhões de euros por fundos comunitários, sendo a verba restante assegurada pelo orçamento municipal. “Trata-se de uma obra de grande envergadura técnica e tem algumas especificidades, pelo que as empresas que concorrerem têm de apresentar alguns requisitos e demonstrar experiência nesta área”, referiu.

Para Luís Albuquerque, concluído o investimento, o concelho ganha uma sala que poderá acolher outro tipo de espectáculos. “Terá melhores condições para receber a actividade cultural que existe no concelho, para que as associações possam ter melhores condições para apresentarem o seu trabalho e o público outro tipo de conforto que não tem hoje”, garantiu, acreditando que o investimento vai valorizar muito a oferta de espaços culturais. Luís Albuquerque acrescentou que o objectivo é o de que o cineteatro apenas receba espectáculos de música, teatro, dança e outras artes”, mas não cinema como sucedeu no passado. “O município pretende encontrar condições noutro edifício para a criação de um pequeno estúdio para a exibição de cinema”, acrescentou.

O Cineteatro Municipal de Ourém foi inaugurado a 25 de Setembro de 1988, quando liderava a câmara Mário Albuquerque, pai do actual presidente da autarquia. A sala de espectáculos tem actualmente 486 lugares, passando a 435 após as obras. A intervenção projectada inclui a reabilitação da envolvente exterior do edifício e substituição dos sistemas de cobertura e a remodelação dos espaços relativos à sala de espectáculos, áreas sociais e de apoios. O investimento contempla também a alteração e ampliação da caixa de palco e área de camarins, com a criação de acesso directo exterior para cargas e descargas e a adaptação da área do piso -1 para instalações sanitárias e acesso à plateia.

Já a sala polivalente no piso 1 será ampliada, prevendo-se a instalação de elevadores nas áreas comuns e de camarins/palco que permitam a acessibilidade total ao edifício. A redefinição dos sistemas de segurança, em especial os caminhos de evacuação, com a introdução de duas novas saídas de emergência na plateia e uma no palco, de acesso directo ao exterior está igualmente prevista.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo