Política | 06-04-2018 14:07

Cancelada reunião entre câmara e juntas de Vila Franca de Xira

Cancelada reunião entre câmara e juntas de Vila Franca de Xira
Foto O MIRANTE

Alberto Mesquita quer "reflectir" sobre as posições dos últimos dias.

O presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita (PS), desmarcou a reunião com as juntas de freguesia do concelho que estava marcada para esta sexta-feira, 6 de Abril. O autarca decidiu adiar a reunião para "poder reflectir" sobre as diferentes posições dos autarcas que vieram a público esta semana, envolvendo as transferências financeiras da câmara para as juntas de freguesia. Não está ainda decidida data para a próxima reunião, caso essa venha a existir.

Em causa estão divergências quanto aos montantes das transferências de verbas que a câmara realiza para as juntas de freguesia, que servem para estas poderem fazer face às competências delegadas pela câmara, como a gestão dos parques infantis e limpeza dos espaços públicos.

Os presidentes da duas juntas de freguesia de maioria PS no concelho de Vila Franca de Xira, emitiram na quinta-feira um comunicado conjunto em que fazem uma avaliação positiva dos recursos transferidos da câmara municipal para as seis freguesias do concelho e garantem que manterão uma postura "cooperante e construtiva" no decurso do processo de reapreciação dos critérios daquele tipo de transferências.

Já as juntas de gestão CDU reivindicam um aumento das verbas transferidas, dos actuais três milhões e quinhentos mil euros, para o dobro. As verbas servem sobretudo para as juntas de freguesia financiarem responsabilidades que lhes foram delegadas pela câmara municipal, como a gestão de parques infantis e limpeza de espaços públicos.

* Notícia desenvolvida na próxima edição semanal de O MIRANTE

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo