Política | 16-07-2019 13:46

Lista de candidatos do PS Santarém envolvida em polémica

Lista de candidatos do PS Santarém envolvida em polémica
Foto O MIRANTE - Tiago Preguiça ficou fora da lista, apesar de ser a escolha da concelhia de Santarém.

Esta terça-feira são votados os nomes propostos pelo secretariado distrital e há controvérsia garantida por não ter sido respeitada indicação dada pela concelhia de Santarém.

Os órgãos distritais do PS reúnem-se hoje, 16 de Julho, em Santarém para discutirem e aprovarem a lista de candidatos às eleições legislativas de 6 de Outubro pelo círculo de Santarém e o processo pode não ser pacífico. Segundo O MIRANTE apurou, há alguma insatisfação na concelhia de Santarém, a maior do distrito. A polémica deve-se ao facto de o nome mais votado pela concelhia escalabitana para ocupar o quinto lugar da lista, Tiago Preguiça, ter sido ignorado pela liderança distrital do partido, que terá optado por Manuel Afonso, igualmente militante socialista em Santarém e membro do secretariado distrital do partido.

Curiosamente, Manuel Afonso não se tinha proposto à votação interna na concelhia escalabitana, realizada no final de Maio, para escolha do nome a indicar para o quinto lugar da lista. Nesse sufrágio, Tiago Preguiça (antigo líder distrital da JS e crítico do líder distrital António Gameiro) foi o mais votado com 11 votos, seguindo-se La Salete Marques com 4 votos, Rui Barreiro e José Augusto Santos com 3 votos cada e João Catela com um voto.

Tiago Preguiça não quis prestar declarações sobre o assunto a O MIRANTE. Já Manuel Afonso sublinhou que os órgãos do partido ainda não se pronunciaram, pelo que é extemporâneo estar a dizer quem é candidato, embora admita que o seu nome pode, “provavelmente”, estar entre os que vão ser propostos, “mas não passa disso”.

A restante lista

Esta terça-feira, pelas 18h00, o secretariado distrital vai reunir para aprovar a lista com os nomes dos candidatos que vai submeter à apreciação da comissão política distrital do PS, que reúne três horas mais tarde. Aí será definida a lista final a enviar para os órgãos nacionais.

Ao que o MIRANTE apurou, a seguir à cabeça de lista já anunciada, a secretária de Estado da Educação, Alexandra Leitão, a lista vai integrar o líder distrital do PS António Gameiro, a ex-presidente da Câmara de Abrantes Maria do Céu Albuquerque, o actual deputado Hugo Costa e Manuel Afonso nos cinco primeiros lugares.

O sexto lugar da lista é habitualmente destinado ao Departamento Federativo das Mulheres Socialistas, que é actualmente liderado por Mara Lagriminha, de Coruche, mas fonte do PS afiança que a actual deputada Maria da Luz Lopes, que integra o secretariado distrital, também terá aspirações ao lugar.

O sétimo lugar deve ser ocupado pelo líder distrital da Juventude Socialista, Francisco Dinis (Torres Novas), o oitavo por Mário Balsa (Entroncamento) e o nono por Vera Simões (Rio Maior).

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo