Política | 06-04-2020 17:01

O homem do desporto que se colocou à prova na política

O homem do desporto que se colocou à prova na política
GUIA AUTARCAS E AUTARQUIAS

Presidente da Câmara Municipal de Abrantes - Manuel Valamatos(PS)

O novo presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, assumiu o cargo a 19 de Fevereiro de 2019 depois da sua antecessora, Maria do Céu Albuquerque, ter sido nomeada secretária de Estado do Desenvolvimento Regional. Valamatos foi eleito vereador no mandato 2017/2021 mas assumiu o cargo de presidente por ter sido o número dois da lista do Partido Socialista nas eleições autárquicas.

Militante do Partido Socialista desde 2002, Valamatos começou o seu percurso partidário como membro da comissão política concelhia, sendo actualmente o presidente da concelhia do partido e membro da Comissão Política Distrital de Santarém. Professor de Educação Física de profissão, sempre esteve ligado ao deporto tendo sido jogador de futebol e dirigente associativo.

Manuel Valamatos entrou na política autárquica em Abrantes, em 2002, a convite de Nelson de Carvalho, ex-presidente do município, de quem foi adjunto na área do Desporto. Assumiu funções de vereador em 2004 tendo integrado os mandatos liderados por Maria do Céu Albuquerque.
Quando Céu Albuquerque assumiu a presidência da Câmara de Abrantes, Manuel Valamatos deixou os pelouros do Desporto e da Juventude e foi responsável pelas áreas do Ambiente, Espaços Verdes, Manutenção e Transportes, Planeamento Estratégico e Gestão do Capital Humano, Serviços Municipalizados, Freguesias, Protecção Civil, entre outros. Mantém a presidência dos Serviços Municipalizados.

Natural de Tramagal, tem 53 anos, é casado e tem dois filhos. Na tomada de posse, Manuel Valamatos garantiu a O MIRANTE que o rumo de trabalho e de dedicação à causa pública vão ser mantidos no sentido de procurar sempre criar as melhores condições de vida dos cidadãos e ir ao encontro das aspirações de desenvolvimento e afirmação do concelho. O autarca afirmou que assumia um cargo de grande responsabilidade, não escondendo o sentimento de orgulho numa tarefa que admite ser difícil, num município com cerca de 40 mil habitantes, um dos maiores da região do Médio Tejo.

Maria do Céu Albuquerque (PS) foi eleita presidente da Câmara Municipal de Abrantes nas autárquicas de 2017, tendo renunciado às funções a 18 de Fevereiro de 2019 em virtude de ter assumido o cargo como secretária de Estado do Desenvolvimento Regional. Cumpria o seu terceiro mandato no município como presidente.

Guia Autarcas e Autarquias 2017-2021

São os rostos do poder autárquico da região ribatejana. Presidentes de câmara e vereadores, presidentes das assembleias municipais e presidentes de juntas de freguesia. Cerca de quatro centenas de cidadãos eleitos democraticamente para representarem e defenderem as populações dos vinte e três concelhos onde O MIRANTE trabalha.

Um projecto especial de O MIRANTE que pode ser pedido para o sector comercial pelo nº 243 30 50 80

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo