Política | 08-04-2020 16:31

PSD Cartaxo quer juros ao FAM canalizados para apoiar economia local

PSD Cartaxo quer juros ao FAM canalizados para apoiar economia local

Os vereadores do PSD na Câmara do Cartaxo querem que o Governo autorize a canalização dos juros de 2020 devidos pelo município ao Fundo de Apoio Municipal para a recuperação de empresas e empregos afectados pela pandemia.

Os vereadores social-democratas que integram o executivo municipal do Cartaxo propõem que o valor dos juros devidos este ano ao Fundo de Apoio Municipal (FAM), na ordem dos 908 mil euros, sejam canalizados para um Fundo de Apoio à Economia Local (FAEL). Os autarcas dirigiram uma carta à ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, com conhecimento ao ministro das Finanças, Mário Centeno, para dar a conhecer esta posição.

Este fundo teria por finalidade o “financiamento de um conjunto de atividades e iniciativas de apoio à economia local, de revitalização do tecido empresarial local, de dinamização da captação de investimento e de promoção de criação de emprego”, afirmam.

O presidente da Câmara do Cartaxo, o socialista Pedro Magalhães Ribeiro, afirmou que já reuniu com o diretor do FAM e que tem agendada para o próximo dia 14 de Abril uma reunião com as forças políticas locais, para discutir todas as propostas apresentadas até ao final desta semana. Salientando que todos os contributos são “positivos”, o autarca adiantou que também vai reunir com as duas associações empresariais do concelho, bem como com a associação de comerciantes.

O município do Cartaxo contratualizou com o FAM um apoio de 52 milhões de euros, tendo iniciado o seu Programa de Ajustamento Municipal (PAM), que vigora por um prazo de 30 anos, em março de 2017.

Em 2020, o município vai ter de pagar ao FAM 2,472 milhões de euros, 1,564 milhões para amortização de capital e 908 mil euros de juros, referem os vereadores do PSD.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo