Política | 24-07-2020 15:00

PSD quer melhor energia para zonas industriais do interior

Deputado Duarte Marques levantou questão no Parlamento e obteve garantias do Governo de que essa medida está a ser trabalhada.

O deputado do PSD Duarte Marques considera uma vitória para o interior e para as empresas ao obter garantias de uma iniciativa do Governo para levar maior qualidade de energia para as empresas localizadas nas zonas industriais do interior.

Em audição parlamentar, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, voltou a ser questionada pelo deputado do PSD eleito por Santarém e anunciou que o Governo iria integrar no Plano de Recuperação a “valorização dos parques industriais, quer através de redes inteligentes (que permitem uma gestão mais eficiente e regular do abastecimento da electricidade) como também da banda larga com mais velocidade na internet”, investimentos que não podem ser apoiados pelos fundos comunitários habituais.

Duarte Marques recorda que nessas audições parlamentares afirmou que não faz sentido que as empresas do interior paguem o mesmo valor pela electricidade e tenham um serviço diferente, com mais falhas, que Porto ou Lisboa. “Este é um dos principais entraves à competitividade das empresas no interior à qualidade de energia fornecida às empresas”, considera.

O deputado sublinha que as falhas na rede de baixa qualidade provocam enormes prejuízos às indústrias que têm mais automatismos, equipamentos eletrónicos ou robótica. Estas empresas “pagam o mesmo custo de energia, mas têm um serviço de pior qualidade porque a legislação actual de garantia de qualidade de energia exige nível A (praticamente sem falhas) apenas nas capitais de distrito e cidades com mais de 25 mil habitantes. Ora, isto é um entrave brutal à coesão e uma grande injustiça”, afirma Duarte Marques.

O PSD defende que esta regra deve ser alterada e exigido que, pelo menos, as zonas industriais deveriam ter o nível A de qualidade energética.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo