Política | 29-07-2020 07:00

Uma mulher independente e pragmática que gosta de ver as coisas a serem feitas

Uma mulher independente e pragmática que gosta de ver as coisas a serem feitas
GUIA AUTARCAS E AUTARQUIAS

Presidente da Câmara Municipal de Tomar - Anabela Freitas (PS)

A cumprir o segundo mandato, Anabela Freitas (PS) é a primeira mulher a exercer o cargo de presidente da Câmara Municipal de Tomar, experiência que iniciou em Outubro de 2013, sucedendo ao social-democrata Carlos Carrão, que saiu derrotado do confronto eleitoral. Anabela Freitas nasceu em Tomar e estudou na cidade do Nabão. Deixou os estudos para começar a trabalhar, aos 19 anos, no Instituto de Emprego e Formação Profissional. Cuidou de uma irmã mais nova sete anos que vive actualmente no Canadá. Desde muito cedo que se habituou a ser independente e considera-se uma pessoa pragmática. Viveu sempre em Tomar mesmo quando trabalhou como técnica de emprego em Salvaterra de Magos e Torres Novas. É também presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.

Foi deputada à Assembleia da República mas confessa que não gostava de repetir a experiência apesar de ter aprendido imenso. Entre o poder legislativo e o poder executivo prefere o último porque consegue ver as coisas a serem feitas. Eleita em 2013, numa altura em que as câmaras passavam por grandes dificuldades financeiras, Anabela Freitas optou por investir os parcos recursos no que sentia fazer mais falta aos cidadãos, nomeadamente o arranjo de estradas e pequenas obras nas freguesias.

Conjugou também esforços com outras entidades para potenciar a ligação da cidade ao universo templário e deu grande atenção à Festa dos Tabuleiros, conseguindo que a mesma recebesse o troféu de Melhor Evento Público realizado em Portugal em 2015/2016. Em 2019 a Festa dos Tabuleiros recebeu mais de 600 mil visitantes e foi apresentada a sua candidatura a património nacional.

Durante o primeiro mandato (2013/2017) Anabela Freitas não conseguiu obter maioria absoluta mas teve capacidade para negociar com o vereador da CDU um entendimento mínimo que lhe garantisse alguma estabilidade. E mostrou firmeza quando teve que enfrentar problemas com elementos da sua equipa. Despediu o chefe de gabinete quando percebeu que o mesmo lhe estava a tentar sabotar o trabalho, pondo também fim à relação afectiva que mantinha com ele há anos, e conseguiu provocar a demissão do vereador do seu partido que tinha deixado de a apoiar.

Guia Autarcas e Autarquias 2017-2021

São os rostos do poder autárquico da região ribatejana. Presidentes de câmara e vereadores, presidentes das assembleias municipais e presidentes de juntas de freguesia. Cerca de quatro centenas de cidadãos eleitos democraticamente para representarem e defenderem as populações dos vinte e três concelhos onde O MIRANTE trabalha.

Um projecto especial de O MIRANTE que pode ser pedido para o sector comercial pelo nº 243 30 50 80

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo